Futebol Nacional

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Campeonato Pernambucano de 2020 pode ter mudança no regulamento; conheça as propostas

Duas fórmulas serão votadas no Conselho Arbitral. Uma classificando quatro times, e a outra com seis avançando à segunda fase

postado em 12/11/2019 21:10 / atualizado em 12/11/2019 21:39

(Foto: Tarcísio Augusto/DP)
O Campeonato Pernambucano de 2020 deverá ter um novo regulamento. Em entrevista nesta terça-feira ao Superesportes, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, revelou que a tendência na primeira reunião do Conselho Arbitral, marcada para a próxima segunda-feira, é dos clubes votarem em um novo formato para a competição. Com isso, acabaria a fórmula que classificava oito dos dez clubes para as quartas de final, com os outros dois sendo rebaixados para a Série A2 utilizada neste ano.
 
Com isso, duas propostas serão apresentadas. A sugestão da Federação é pela classificação apenas dos quatro primeiros, que disputariam as semifinais em ida e volta. Regulamento utilizado entre 2010 e 2017. No entanto, a preferência dos clubes, principalmente os do interior, seria por outro formato.
 
Nesse, os seis melhores colocados se classificariam na primeira fase, sendo que os dois melhores já com vagas garantidas para a semifinal (disputada em jogo único). Os demais se enfrentariam, também em partida única eliminatória, com os vencedores também avançando para à semifinal. Nesse caso, o terceiro colocado receberia o sexto, enquanto o quarto encararia o quinto.
 
“Os clubes entendem que não é mais viável se classificar oito de dez times. A sugestão da Federação é o de avançar apenas quatro, mas a preferência dos clubes é pela classificação de seis, com os dois primeiros já indo direto para a semifinal”, destacou Evandro. “Na verdade essa decisão cabe aos clubes e não à Federação. São eles que irão escolher a melhor fórmula” reforçou o mandatário da FPF.
 
Outra possível novidade para o Estadual do próximo ano é o fim da decisão do terceiro lugar, partida que vem sendo disputada desde 2013. Nesse caso, a definição do terceiro colocado, posição que vale uma vaga na Copa do Nordeste, seria pela classificação ao longo do campeonato. 

Final na Arena

Outro ponto polêmico a ser debatido no Conselho Arbitral é a possibilidade dos dois jogos finais do Estadual serem realizados na Arena de Pernambuco, ideia defendida pelo presidente Evandro Carvalho. Segundo o dirigente, essa definição deve constar do regulamento da competição, a depender da concordância dos clubes.
 
“A Federação entende que o mando de campo das finais pode pertencer a ela, como acontece em outros estados. Entendo que para os presidente dos clubes seja difícil tomar a decisão de levar à final para a Arena de Pernambuco, por conta da pressão de parte da torcida. Mas se essa decisão caber à Federação, os dirigentes dos clubes ficam bem na fita e a responsabilidade passa a ser minha”, analisou Evandro.
 
"Mas não sou ditador. Isso será apresentado no Conselho Arbitral e os clubes irão decidir. Não vou impor nada”, prometeu.