Futebol Nacional

PERNAMBUCO

Olhando para 2020, Trio de Ferro tem peças promissoras nas categorias da base

Com jovens revelações, Náutico, Sport e Santa Cruz veem boas possibilidades para uso de jovens na equipe principal da temporada 2020

postado em 02/12/2019 07:30 / atualizado em 02/12/2019 08:53

(Foto: Léo Lemos/CNC; Ricardo Melo/SCFC; Anderson Stevens/SCR)
O bom uso da base é sempre um trunfo para as equipes de futebol. Além de economia com salários, os jovens representam bons potenciais de venda e identificação com o clube. O Superesportes tentou descobrir as principais apostas de Náutico, Santa Cruz e Sport, que buscam consolidação enquanto clubes formadores.

NÁUTICO

O estatuto do Náutico é direto ao afirmar que 25% do elenco tem que ser composto por atletas da base, o que vem dando resultado. Depois de uma temporada com titularidade absoluta para nomes como Thiago e Hereda, o Timbu almeja ainda mais espaço em 2020.

A principal esperança para isso é o meia-atacante Juninho Carpina. Craque do Pernambucano Sub-20, ele vive a expectativa de receber mais oportunidades em 2020, seja no profissional ou na base. Carpina se vê preparado e motivado. Mas, antes do profissional, ele deve disputar sua terceira Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro, como relata o auxiliar técnico do Náutico e responsável pela transição dos juniores, Dudu Capixaba.

“Um ano bom dele, um ano que, tecnicamente, ele evoluiu bastante, desde a Copa São Paulo (2019) até a volta dele à Copa São Paulo (2020), vem se destacando nas competições do Sub-20. É um atleta tecnicamente muito bom, com uma grande finalização, com um bom passe, o individual dele é muito bom”.

Carpina, porém, não é o único que deve ganhar espaço em 2020. Outra joia é Luís Felipe, 18, meia que também atua como segundo volante. “Atleta de bom passe, finalização e marcação”, ele também se destacou nas competições estaduais e é visto com grande potencial no Náutico. Para as beiradas do campo, o Timbu conta com Neto, 20. “Atleta de velocidade e força”, ele já é presença constante nos treinos da equipe principal.

SANTA CRUZ

Se o Náutico já exige 25% de pratas da casa, o estatuto que o Santa Cruz vem construindo deve exigir 30%. O projeto para aumentar o uso dos jovens já deve ter reflexos em 2020, logo após um ano de destaque, com nomes como João Victor, Warley e Elias Carioca.

O principal destaque das bases do Santa vem sendo o meia-atacante Felipe Cabeleira. Com apenas 17 anos, ele é um dos principais destaques do Sub-23 na Copa Pernambuco. Cabeleira reforçou o seu desejo de estar na equipe principal em 2020 e de conseguir títulos pelo Santa, mas também relatou pressão por toda a expectativa depositada nele. O diretor das categorias de base do Santa Cruz, Rogério Guedes, revelou sua visão sobre o jovem.

“Felipe Cabeleira tem um porte físico muito bom e tem muito a evoluir. Não sei se ele consegue chegar a ser titular em 2020, mas em um ano, esse atleta vai estar muito pronto. É um atleta que tem um perfil muito vendável. É um atleta de muita qualidade, canhoto, atacante, de toque muito bom, muito inteligente. É o meia que o mercado hoje sente falta”.

Além de Cabeleira, o Santa Cruz também vê outros jovens com bons olhos. Um deles é o meia-atacante e ponta Diniz, 20, “atleta de qualidade tática e criativa”. Outro é o zagueiro e volante André, 19, “jogador que se apresenta e cadencia o jogo no meio de campo”. Os dois chegaram ao Santa nesta temporada para a equipe Sub-23 no Brasileiro de Aspirantes, se destacando também na Copa PE e competições do Sub-20.

SPORT

2019 não foi um ano de muito espaço para os jovens do Sport, à exceção de nomes como Mailson e Adryelson, que já frequentavam o time titular antes desta temporada. Assim, pregando o cuidado para não “queimar” atletas, o discurso na Ilha do Retiro é de utilização da base em 2020, ainda que o planejamento não esteja completamente consolidado.

O principal nome da base rubro-negra é o atacante Mikael. Centroavante de 20 anos, Mikael foi o artilheiro do Sport no Brasileiro Sub-20 e também conseguiu destaque no Pernambucano e no Nordestão da categoria. Mikael relatou seu desejo de entrar e marcar gols pelo time profissional em 2020. Quem também falou sobre o jogador foi o treinador da equipe Sub-20 do Sport, César Lucena.

“Mikael é um centroavante de área, canhoto, forte, de boa impulsão, bom de cabeça, tem uma finalização muito boa e sabe fazer gol, é garoto que fez um Campeonato Brasileiro muito bom pelo Sub-20, fez um Campeonato Pernambucano também muito bom, e é um forte candidato a estar figurando no elenco profissional. Jogador bom”.

Outro destaque do Sport nas categorias de base é o meia Pablo Pardal, 20. Com passagem nas Seleções de base, Pardal é um “meia de ligação com capacidade técnica muito grande”, ele já soma quatro jogos pela equipe principal. Além deles, o ponta Pedro Maranhão, 20. Com dois jogos no profissional, ele é um atacante de muita força e velocidade, muito esforçado, fazendo a parte tática de voltar para marcar”.