Futebol Nacional

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Regulamento do PE promete vagas sem garantia e lugares na Série D de 21 são dúvida

Caso Pernambuco seja ultrapassado no Ranking de Federações da CBF, a estado terá apenas dois clubes na Quarta Divisão, ao invés dos três prometidos

postado em 05/03/2020 09:00 / atualizado em 05/03/2020 09:13

(Foto: Paulo Paiva/DP; Divulgação/Retrô; Cláudio Gomes/AIFC; Paulo Paiva/DP)
Salgueiro, Retrô, Afogados, Central, Petrolina e Decisão vivem, hoje, a briga pelas três vagas pernambucanas na Série D de 2021. Mas, apesar do regulamento do Estadual prometer levar três times ao Brasileiro, a realidade pode ser diferente e o estado terminar com apenas duas vagas. Isso se dá pela alta probabilidade de Pernambuco perder a nona posição no Ranking Nacional de Federações (RNF) da CBF e, com isso, não ter mais a vaga já no ano que vem. 

O Regulamento Específico do Campeonato Pernambucano é claro ao garantir três vagas aos melhores colocados na primeira fase do estadual. A certeza prévia, porém, não é garantida pela CBF, que, desde 2016, define as vagas na Série D com base no ranking do ano vigente (Série D de 2021 por RNF de 2021, publicado no final de 2020). A informação inicial é do portal Futebol de Raízes, apurada pelo Diario de Pernambuco.

REGULAMENTO DO PERNAMBUCANO 2020

(Foto: Reprodução)

REGULAMENTO SÉRIE D 2020 (Mais recente e que não deve ser alterado) 

(Foto: Reprodução)

Uma eventual alteração no regulamento não foi indicada no conselho técnico da Série D de 2020, realizado na última terça-feira, quando foram definidos grupos e tabela para este ano. Até dezembro, há alguma chance de alteração, mas que em nada indica ser discutida. O Estatuto do Torcedor, inclusive, veta mudanças em regulamentos de torneios no primeiro ano de vigência do formato, o que é o caso, uma vez que a Série D mudou sua fórmula.

ESTATUTO DO TORCEDOR

(Foto: Reprodução)

O RANKING

A pontuação de cada estado no RNF é definido pela pontuação de todos os clubes que representam a Federação em competições nacionais nos últimos cinco anos.  Neste cenário, pesam os rebaixamentos recentes de Sport, Náutico, Santa Cruz e Salgueiro, além de suas campanhas em divisões inferiores. As más campanhas na Copa do Brasil e a pouca expressividade na Série D também reduzem o número.

 

Em paralelo, outros estados vivem bons momentos, como Bahia e Goiás, que passaram Pernambuco, tirando o estado da sétima colocação nacional, onde estava há cinco anos. Agora, o estado é nono, na última posição com três vagas à Série D e a vantagem sobre o Ceará, décimo, é de apenas 487 ponto, algo facilmente retirado com as presenças de Ceará e Fortaleza na Série A, e a vaga direta do Tricolor às oitavas-de-final da Copa do Brasil.

JÁ ACONTECEU

Apesar de já vigorar desde 2016, a regra que determina a distribuição das vagas somente um semestre após o fim dos estaduais não tem um histórico de confusões, até porque o “G9” basicamente não foi alterado desde então. Essa mesma realidade, porém, não é válida para outra competição com a mesma regra: a Copa do Brasil.

 

Em levantamento do Futebol de Raízes, para Copa do Brasil de 2020, dois clubes tiveram vagas “trocadas”. Com Maranhão e Paraná passando Rio Grande do Norte e Santa Catarina, respectivamente, potiguares perderam a terceira vaga, enquanto catarinenses perderam a quarta. Assim, Globo foi trocado por Sampaio Corrêa e Figueirense, por Operário. Para o Figueira, a classificação veio no ranking, em vaga que seria do Guarani.

REGULAMENTO DA COPA DO BRASIL 2020

(Foto: Reprodução)

O QUE DIZEM

Questionado, o presidente da Federação Pernambucana (FPF), Evandro Carvalho, reconheceu que, em caso de queda, a vaga passa a outro estado, mas disse não ver chance de ser ultrapassado pelo Ceará, alegando uma “grande gordura”, que não é confirmada nos números. “Em 2021 só se a gente caísse no ranking, mas a gente não cai. O Sport subiu no ranking, saiu da B para a A, o Náutico saiu da C para a B, então, nós não temos como perder mais, nós vamos subir no ranking”. Até o fechamento da matéria, não houve resposta da CBF em relação ao regulamento do Estadual.

CONSEQUÊNCIA DIRETA

Pernambuco tem três vagas na Série D 2020, ocupadas por Afogados, Salgueiro e Central. Para o ano que vem, porém, caso perca a terceira vaga, apenas dois times do Estadual disputarão a quarta divisão. Neste momento, o Salgueiro, vice-líder, com 13 pontos, está a uma vitória de se garantir entre os dois melhores intermediários. Para o terceiro colocado, Retrô, uma vitória aliada a um empate no jogo entre Afogados e Central o garante.

Confirmando as vagas de Salgueiro e Retrô, as equipes que ainda têm chance de ser o terceiro intermediário (Afogados, Central, Petrolina e Decisão), só vão à Série D se Pernambuco mantiver a terceira vaga, o que depende de boas campanhas de Sport e Náutico nas Séries A e B, e de Afogados na Copa do Brasil. Outra forma seria caso um dos pernambucanos na Série D 2020 consiga o acesso à Terceira Divisão.