Futebol Nacional

Presidente da FPF garante que jogos locais não serão paralisados por coronavírus: 'paranoia'

Evandro Carvalho não enxerga motivos para se alterar calendário do Estadual e da Copa do Nordeste e minimizou tensão com a doença

postado em 12/03/2020 18:57 / atualizado em 12/03/2020 19:09

(Foto: Tarcísio Augusto/DP)
Na contramão de várias competições ao redor do mundo, que foram suspensas ou estão sendo realizadas de portões fechados por conta da pandemia do coronavírus, os jogos do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste não correm o risco de serem adiados em decorrência do problema de saúde. Quem garantiu foi o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho. Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o dirigente minimizou a preocupação com o vírus e avaliou o cenário atual como uma “paranóia desnecessária”.

Segundo Evandro, não há motivos para que haja alteração no calendário dos jogos locais. Ou muito menos a realização de partidas sem a presença dos torcedores. Nesta quinta-feira foram confirmados os dois primeiros casos do coronavírus em Pernambuco, com outros 12 ainda em investigação. No Brasil, já são 76 pessoas contaminadas.

“Porque iríamos paralisar as competições? Isso é uma paranóia desnecessária. A China, que fez essa confusão toda, não tem mais nada. Já disse que resolveu, já está tudo resolvido. Aqui uma pessoa ou outra testou positivo. Se for testar para qualquer outra doença dá mais do que isso”, argumentou.

Nesta quinta-feira, o governo chinês informou que o pico do coronavírus no país já passou, mas que a pandemia dure até junho. Em todo o mundo estima-se que cerca de 127 mil pessoas tenham contraído a doença.

O dirigente, no entanto, reconheceu que caso haja uma orientação superior, as competições podem sim ser paralisadas. No entanto, adiantou que essa não é a ideia da CBF para as competições nacionais e regionais, como a Copa do Nordeste. 

Nesta quinta, a Conmebol confirmou o adiamento das duas primeiras rodadas das eliminatórias da Copa do Mundo, que teria o jogo entre Brasil e Bolívia agendado para o dia 27, na Arena de Pernambuco, e também suspendeu os jogos da próxima semana da Copa Libertadores.

“Só vamos paralisar se houver uma ordem de cima. Por mim, não vejo nenhuma necessidade. Não faz nenhum sentido. Eu considero que está havendo uma supervalorização desse assunto. Não haverá paralisação das competições nacionais. O risco é zero”, finalizou.

A última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano está marcada para o dia 25 de março. Já a Copa do Nordeste têm jogos nesta quinta-feira, sábado e domingo, além do próximo dia 21, quando ocorre a última rodada da fase classificatória.