Futebol Nacional

COPA DO NORDESTE

Liga ouve clubes e rodada final da Copa do Nordeste pode acontecer de portões fechados

Clubes opinarão sobre continuidade ou paralisação, mas decisão será da CBF ou órgão superior, segundo o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha

postado em 16/03/2020 11:49 / atualizado em 16/03/2020 11:56

(Foto: Bruna Costa/DP Foto)
A pandemia do coronavirus Covid-19 alterou o andamento de diversas atividades no mundo todo, não sendo diferente no futebol brasileiro. Após jogos serem realizados de portões fechados por todo o país no último fim de semana, a discussão agora gira em torno da manutenção ou paralisação total das atividades no esporte. A Copa do Nordeste, principal competição da Região, não está alheia a isso. Marcada para o próximo sábado, a rodada final da fase de grupos pode ser mantida e disputada com portões fechados.

Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, revelou o procedimento a seguir pelos clubes, submetendo ao crivo da CBF, que deve bater o martelo. "A Liga do Nordeste está votando qual será a posição dos clubes no tocante à Copa do Nordeste, para depois então informar à CBF qual será a decisão da maioria dos clubes, como um indicativo se os clubes pretendem disputar de portões fechados ainda essa última rodada e depois sentam para reavaliar, ou se os clubes concordam em suspender a competição desde já", destacou.

"Vamos aguardar o término da votação ainda hoje, que deve se dar às 13h ou 14h, para que eu mande esse indicativo para a CBF e desse indicativo ela fará o que achar que deve fazer, por ser autônoma para decidir em última análise", completou Eduardo Rocha.

Um dos principais entraves para a continuidade dos jogos é a questão logística, sobretudo com a redução dos números de vôos e consequentes cancelamentos, como aconteceu com o Sport, na volta de Fortaleza para Recife após a partida contra o Ceará. Fatores que são considerados na deliberação. "Sem dúvidas. Não só para a Copa do Nordeste, mas para todas as atividades. Estamos vivendo um momento atípico, de cancelamento de vôos. Estamos num momento de crise. Tudo isso está sendo avaliado, nós vamos votar e a CBF é quem vai decidir", aponta o presidente da Liga do Nordeste.

Ainda de acordo com Eduardo Rocha, mesmo se clubes e CBF cheguem a um consenso pela manutenção da última rodada da Copa do Nordeste, uma decisão superior pode suspender as atividades da competição. "Evidentemente que acima da CBF, se o Ministério dos Esportes ou a Justiça disser que tem que fechar, tem que fechar. Até onde eu entendo, estamos em um país democrático e civilizado e a Justiça é quem determina muitas das coisas e entre elas, se vai continuar determinada atividade ou não, com base nos procedimentos técnicos de saúde e da população, que estão acima de qualquer bem. Pacientes, não vamos nos açodar, mas vamos resolver", avaliou.