Futebol Nacional

CORONAVÍRUS

Clubes do interior irão pedir à FPF o encerramento do Campeonato Pernambucano

Agremiações alegam não terem condições financeiras de manter elencos por tempo indeterminado, devido a pandemia do coronavírus

postado em 17/03/2020 19:38 / atualizado em 17/03/2020 19:53

(Foto: Peu Ricardo/DP)
Com a pandemia do coronavírus, a maioria das competições no futebol brasileiro foi suspensa por tempo indeterminado. Entre elas, o Campeonato Pernambucano. Situação que criou uma enorme interrogação no que diz respeito a sequência da temporada, principalmente para os clubes do interior, que possuem, em muitos casos, contratos com os atletas apenas até o final dos estaduais. 

Sem a certeza de quando os jogos serão retomados, o que poderá causar um gasto extra com prorrogações de contrato e pagamento de salários, os presidentes interioranos já defendem a ideia do encerramento em definitivo do Campeonato Pernambucano deste ano. Inclusive, já há programação para levar um documento oficial, com a assinatura de todos os representantes desses clubes, solicitando o fim da disputa. 

No pedido, os dirigentes irão solicitar também que não ocorra rebaixamento. Pela classificação atual, Central, Petrolina, Decisão e Vitória iriam disputar o quadrangular contra a queda. O Central, no entanto, também tem chances de avançar à segunda fase da competição, restando uma rodada para o término da fase classificatória.

O diretor do Vitória, Paulo Roberto, é quem está coordenando a iniciativa. “Estamos recebendo as documentações para ver a melhor condição de falar com a Federação Pernambucana de Futebol. A solicitação é que a tabela seja mantida do jeito que está. Estamos vendo o coletivo de saúde com a comunidade no geral e vendo também o lado financeiro”, explicou inicialmente.

Buscando um acordo entre os participantes, uma primeira reunião foi realizada nesta terça-feira com os representantes dos clubes do interior. Entre eles, a decisão de encerrar a disputa é unânime. Faltando saber a opinião dos dirigentes do trio da capital. 

“Todos os presidentes participaram da primeira reunião agora comigo, por videoconferência. Com exceção do Retrô, que foi representado por um dirigente. E todos já mandaram a documentação. Sobre Sport, Náutico e Santa, vamos pedir a adesão deles com relação a isso. Vamos entrar em contato também. Não é a ideia de um clube, é o consenso de um grupo”, explicou Paulo Roberto.