Futebol Nacional

CORONAVÍRUS

Clubes tomam medidas para diminuir prejuízos, devido pandemia, e aguardam por resposta

Antecipação das férias e pagamento de salário em 50% para os atletas estão entre as pautas sugeridas inicialmente pelos dirigentes na reunião

postado em 23/03/2020 12:51 / atualizado em 23/03/2020 16:14

(Foto: Léo Lemos/CNC)
Com os campeonatos paralisados por tempo indeterminado devido à pandemia do coronavírus, os clubes brasileiros começam a se mexer em busca de uma tentativa de minimizar os prejuízos financeiros. Na última sexta-feira, por videoconferência, representantes de clubes das Série A e B discutiram possíveis alternativas para o problema, e entre elas está a de uma antecipação das férias e redução em 50% dos salários caso a situação não se normalize nos próximos meses. 

Na proposta inicial dos clubes, apesar de antecipação do gozo, o pagamento das férias seria feito de forma parcelada, sendo 50% do valor pago de imediato ,e os outros 50%, com 1/ 3 integral quitados até o dia 31 de dezembro. Caso um atleta mude de clube até lá, o novo empregador ficará responsável pelo pagamento dos 50% restante das férias, bem como de 50% do 1/3, cabendo ao clube atual quando da rescisão pagar sua parte dos 50% do 1/3 das férias. Já as férias de final do ano seriam mais curtas e iriam do dia 24 de dezembro a dois de janeiro
 
Por sua vez, a redução de 50% nos salários só aconteceria caso, após encerrado o período de férias antecipadas, as competições permaneçam paralisadas por conta do coronavírus. Nesse período, os atletas permaneceriam liberados para treinarem em casa. Passado mais 30 dias, com a situação ainda não normalizada, os clubes teriam o direito a suspender o contrato de trabalho até que se retomem as atividades, com a prorrogação dos prazos do vínculo empregatício pelo período de suspensão.

“Na sexta-feira houve uma conferência com os clubes da Série A e B, onde colocamos propostas para serem conversadas para fazer um acordo, porque nós não sabemos até onde vai essa situação (da pandemia)”, explicou o presidente do Náutico, Edno Melo. “Estamos aguardando a proposta da Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol). Elegemos alguns representantes (três da Série B e cinco da A) e eles vão fazer essa reunião”, completou o mandatário alvirrubro.

A reportagem tentou entrar em contato com o presidente do sindicatos dos jogadores profissionais de Pernambuco, Ramon Ramos, mas o mesmo disse estar em reunião e não atendeu às ligações. 

Quem mais

Além do Náutico, Sport e Santa Cruz também participaram da videoconferência. No caso do Tricolor, que está na Série C do Brasileiro, o presidente Constantino Jr. garantiu vaga no encontro através da Liga do Nordeste.
 
A reportagem do Diario de Pernambuco entrou em contato com os presidentes do Sport e Santa Cruz, mas não obteve respostas até a publicação desta matéria.