Futebol Nacional

CORONAVÍRUS

Presidente da Liga desmente suposta 'falta de prioridade" da CBF por volta da Copa do NE

Eduardo Rocha rebateu declaração dada pelo presidente da Federação Pernambucana de que CBF não estaria tão empenhada no retorno do Regional

postado em 14/04/2020 19:05 / atualizado em 14/04/2020 19:09

(Foto: FNF/Divulgação)
Um dia após o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, afirmar que dentro os cenários para a volta das competições paralisadas pelo coronavírus, a Copa do Nordeste não seria uma “prioridade” para a CBF, o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha se posicionou. Também em entrevista ao Diario de Pernambuco, o dirigente foi direto ao afirmar que o mandatário pernambucano “comete um equívoco crasso” ao afirmar que a Regional é uma competição “privada” e que por isso não teria a devida atenção da entidade nacional. Rocha também acredita que a ideia da CBF é de fazer retornar todas as competições suspensas. Entre elas, o Nordestão.

“O presidente da Federação Pernambucana comete alguns equívocos. E me causa até um certo espanto porque ele deveria ter um conhecimento um pouquinho maior. A Copa do Nordeste é uma competição oficial da CBF, que a organiza do ponto de vista institucional. Tanto que ela consta do calendário oficial das competições. E ela classifica o campeão para um torneio nacional, que é a Copa do Brasil. A CBF organiza ainda a competição nas categorias de base. Então é um equívoco crasso e infeliz do presidente Evandro, que deveria estar se preocupando com outras coisas”, destacou.

Eduardo Rocha ressaltou ainda o aspecto financeiro da Copa do Nordeste e fez uma comparação com os estaduais, que segundo ele, ao contrário do regional, são deficitários. O presidente da Liga informou ainda que entre os repasses feitos por conta do Regional, as próprias federações são beneficiadas. 

“A Liga compete arrecadar valores e repassar para os clubes e inclusive para as federações. Cada federação recebe R$ 650 mil por ano”, informou. “Diferente de alguns estaduais que são deficitários, a Copa do Nordeste é superavitária. Inclusive seria bom que o presidente da Federação Pernambucana consultasse os seus filiados, Santa Cruz, Sport e Náutico, para saber se eles abrem mão dos recursos da Copa do Nordeste”, cutucou.

O presidente da Liga enfatizou ainda que o retorno das competições se dará por decisão exclusiva da CBF. Mas reconheceu que ainda não há nenhum cenário desenhado para isso, no momento. “O foco não é esse (discussão de prioridades das competições). Quem decidirá isso não será Evandro, nem será a Liga, que não tem esse poder. Quem vai definir se haverá ou não a Copa do Nordeste, assim como os próprios estaduais, será a CBF. Eu imagino que todas as competições deverão ser preservadas, sabendo-se que inevitavelmente irá se apertar o calendário. Não ouvi ninguém da CBF dizer a Copa do Nordeste não seria prioridade”, finalizou Eduardo Rocha.