Futebol Nacional

CORONAVÍRUS

Presidente da FPF passa a vislumbrar retorno do Pernambucano para 'meados de junho'

Prazo antes estipulado por Evandro Carvalho era o segundo semestre de maio

postado em 20/04/2020 20:09

(Foto: Tarcísio Augusto/DP)
Após sugerir no último dia 7, em entrevista ao Diarioum possível retorno do Campeonato Pernambucano no segundo semestre de maio, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, já admite que dificilmente essa data será viável. Nesta segunda-feira, após a videoconferência que tratou dos protocolos médicos visando os retornos dos treinamentos, o dirigente agora colocou como mais provável a volta das competições durante o mês de junho.

“Nós tínhamos a expectativa de quem no final de maio poderíamos começar as competições. Mas se não for possível, vamos para o meado ou final de junho. A CBF e os próprios estados têm essa convicção que até o final de junho as coisas começam a voltar ao normal. Comércio, trabalho, tudo. Esse é o cenário”, apontou.

Porém, independentemente do mês de retorno, o mais provável é que a volta do futebol não se dará dentro da normalidade. Isso porque, as primeiras partidas deverão ser realizadas todas sem a presença de torcedores. Segundo Evandro, a volta dos campeonatos estaduais e uma prioridade junto à CBF, com o Campeonato Brasileiro começando em seguida, mantendo o formato de pontos corridos (38 rodadas) e avançando até 2021.

Nesta segunda-feira, segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem 40.581 casos confirmados de coronavírus, com 2.575 mortes. Em Pernambuco, são 2.690 pessoas infectadas, com 234 vítimas fatais. De acordo com o secretário de saúde do Estado, André Longo, 99% dos leitos de UTI da rede pública dedicados à Covid-19 já estão ocupados.