Futebol Nacional

CORONAVÍRUS

Diretor da Liga do Nordeste reforça confiança no retorno do Nordestão pós pandemia

Alexis Portela descartou hipótese da competição ser dada por encerrada, apesar do cenário difícil que se desenha pela frente

postado em 29/04/2020 20:23 / atualizado em 29/04/2020 20:45

(Foto: CBF/Divulgação)
Com a escalada da pandemia do novo coronavírus no Brasil (o país acumula 78.162 casos confirmados da doença, com 5.466 mortes), ainda não há uma data exata para a volta do futebol. Porém, de acordo com dirigentes de federações e da própria CBF, a prioridade no retorno é para a conclusão dos estaduais para que se dê início ao Campeonato Brasileiro o quanto antes. E nesse cenário, já há o temor entre alguns representantes de clubes, de que a Copa do Nordeste fique comprometida. 

Principalmente porque ainda resta ao torneio regional a conclusão da primeira fase, com a última rodada envolvendo 16 clubes necessariamente tendo que ser disputada com oito jogos simultâneos, no mesmo dia e horário. O que, no cenário atual, se torna um desafio e tanto. Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o diretor da Liga do Nordeste e ex-presidente da entidade, Alexis Portela, reconheceu que o não fechamento da primeira fase é o principal “nó” a ser desatado. Porém, descartou a hipótese da Copa do Nordeste não ser concluída.

“Não temo de jeito nenhum (a não conclusão). A Copa do Nordeste é uma competição oficial da CBF e tenho certeza que a CBF vai encaixar perfeitamente a conclusão no calendário dela”, iniciou Alexis Portela.

“Não tenho dúvida que o maior complicador é conclusão da primeira fase. E foi por isso que a gente até forçou um pouco para termos essa última rodada no dia 25 de março. Porém, alguns estados fecharam eventos. Mas o melhor para a competição seria ter tido a última rodada da primeira fase”, reconheceu.

No entanto, apesar da confiança no retorno da Copa do Nordeste, dentro do formato previsto de quartas de final, semifinal e a decisão em dois jogos de ida e volta, Alexis Portela não soube dizer em qual período essas partidas poderiam ser realizadas. Porém, voltou a reforçar a confiança na CBF.

“Não tenho dúvida que a CBF vai saber encaixar isso perfeitamente e que seja algo bom para todo mundo. Confio muito no presidente da CBF (Rogério Caboclo), no Manoel Flores (diretor de competições), no Feldman (Walter Feldman, secretário geral) que sempre prestigiaram e foram a favor da Copa do Nordeste. Não vai ser agora que eles vão nos deixar na mão”. finalizou Portela. 

Jogos da última rodada da 1ª fase 

Bahia x Náutico
Sport x Confiança
River-PI x Santa Cruz 
ABC x CSA
CRB x Ceará
Fortaleza x América-RN 
Botafogo-PB x Vitória
Frei Paulistano x Imperatriz