Futebol Nacional

HISTÓRIA

Brasileiro de 2020 pode ser o sétimo a ser concluído na temporada seguinte. Relembre

Ao longo da história, seis edições da Série A extrapolaram os seus anos de disputa e o Diario de Pernambuco relembra como foram essas competições

postado em 01/05/2020 09:00 / atualizado em 30/04/2020 21:44

(Foto: Arquivo DP)
Pelo calendário original divulgado pela CBF, o Campeonato Brasileiro de 2020 teria início neste sábado, tanto na Série A (o Sport estrearia contra o Ceará), quanto na B (o Náutico visitaria o Avaí) e C (o Santa Cruz enfrentaria o Paysandu). No entanto, com o País ainda mergulhado na pandemia do coronavírus, ainda não não se sabe quando as competições irão se iniciar. E diante do aperto de datas (os estaduais ainda precisam ser concluídos), a possibilidade das três divisões avançarem para os primeiros meses de 2021 se torna cada vez mais provável (algo já reconhecido por alguns dirigentes). O que não seria inédito.

Desde que o Campeonato Brasileiro foi instituído pela CBF em 1971, considerando apenas a Série A, em seis edições a definição do campeão se deu apenas no ano seguinte. A última, na Copa João Havelange de 2000, que foi decidida apenas em janeiro de 2001 entre Vasco e São Januário, no Maracanã, com a taça ficando com os cariocas.

O Diario de Pernambuco relembra agora as edições em que o Campeonato Brasileiro extrapolou o ano da sua edição. Na maioria das vezes, por causa de regulamentos confuso. Essa seria a primeira vez que a temporada seria extrapolada por um problema de saúde pública.

Campeonato Brasileiro de 1973

Início: 25 de agosto
Final: 20 de fevereiro de 1974 
Campeão: Palmeiras

(Foto: Arquivo Palmeiras)
O Campeonato Brasileiro de 1973 contou com um regulamento confuso. Para começar, a primeira fase foi dividida em duas. Na primeira, os 40 clubes participantes foram divididos em dois grupos com 20 equipes. Em seguida, nova divisão, agora com quatro chaves de 10  times. Ao final, foram somados os pontos das duas etapas, com 20 clubes se classificando.

Com tantos jogos, a segunda fase já precisou ser disputada em 1974, após o período de férias dos atletas. Os 20 classificados se dividiram novamente em dois grupos de 10, com os dois melhores de cada chave avançando para um quadrangular final, que contou com Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro e Internacional. Após um empate sem gols com o São Paulo, no Morumbi, o Palmeiras faturou seu primeiro Brasileiro. 

Campeonato Brasileiro de 1977

Início: 16 de outubro

Final: 5 de março de 1978
Campeão: São Paulo

(Foto: Arquivo SPFC)
Dessa vez o Brasileiro contou com 62 equipes (mais de três vezes superior ao número atual), que foram divididas na primeira e segunda fase em grupos. Inicialmente, em quatro chaves com dez equipes e duas com 11. Em seguida, em dez grupos com cinco times e dois, com seis participantes. Após toda essa “salada”, 24 sobreviveram na disputa.

A partir da terceira fase, novamente dividida em grupos (quatro chaves com seis concorrentes), o Brasileiro já avançou para o ano de 1978. Atlético-MG, São Paulo e as surpresas Londrina e Operário-MS se classificaram para as semifinais em dois jogos, com os dois favoritos se garantindo na final. Que após todo um longo campeonato foi realizada em jogo único, com o São Paulo batendo o Galo, nos pênaltis, no Mineirão, após empate por 0 a 0. Detalhe: o Atlético-MG terminou invicto, mesmo com o vice.

Campeonato Brasileiro de 1986

Início: 30 de agosto
Final: 25 de fevereiro de 1987
Campeão: São Paulo

(Foto: Arquivo SPFC)
Mais uma edição com regulamento confuso. Na fase inicial, 44 times se dividiram em quatro grupos de 11, se classificando os seis primeiros de cada chave, ao lado dos oito melhores segundos colocados e mais quatro times que subiram da Série B do mesmo ano (entre eles, o Central). Na segunda fase, as 36 equipes se dividiram em quatro chaves com nove participantes, com as últimas rodadas  já avançando para 1987.

A partir da terceira fase, os confrontos passaram a ser no esquema de mata-mata, com partidas de ida e volta, até a final, disputada por Guarani e São Paulo, no Brinco de Ouro, em Campinas, com o tricolor paulista faturando a taça nos pênaltis (após empate sensacional por 3 a 3), no dia 25 de fevereiro.

Campeonato Brasileiro de 1987

Início: 11 de setembro
Final: 7 de fevereiro de 1988
Campeão: Sport

(Foto: Arquivo Pessoal/Ribamar)
O Campeonato Brasileiro mais polêmico de todos contou com 32 times, dividido em dois módulos (verde e amarelo), que se enfrentaram dentro dos próprios módulos. Ao final, cada módulo classificaria o campeão e o vice para um quadrangular final. No entanto, Flamengo e Internacional, campeão e vice da Copa União (módulo verde) se negaram a enfrentar Sport e Guarani (campeão e vice do módulo amarelo). 

Após uma longa batalha jurídica, a CBF marcou para o dia 24 de janeiro de 1988 a primeira rodada da fase final, com Guarani e Flamengo batendo por W.O Flamengo e Internacional, respectivamente. No final, o rubro-negro pernambucano e o bugre campineiro decidiram o título em dois jogos, com o Leão conquistando o seu primeiro nacional no dia 7 de fevereiro, com uma vitória por 1 a 0 na Ilha do Retiro. Gol eterno de Marco Antônio.

Campeonato Brasileiro de 1988

Início: 2 de setembro
Final: 19 de fevereiro de 1989
Campeão: Bahia

(Foto: Arquivo Bahia)
As 24 equipes foram divididas em dois grupos de 12 cada, com as equipes inicialmente enfrentando as da outra chave (primeiro turno) e em seguida dentro do próprio grupo (segundo turno), com os dois melhores de cada turno avançando para a fase de mata-mata, com jogos de ida e volta a partir das quartas de final. 

Com um regulamento mais “simples” porque a decisão entre Bahia e Internacional precisou ser disputada apenas em fevereiro? Por conta das férias dos jogadores, em dezembro. Assim, a partir das quartas de final, o Brasileiro de 1988 avançou para o ano seguinte. A decisão tardia fez com que o campeão Bahia estreasse na Libertadores de 1989 apenas dois dias depois. Contra o mesmo Internacional, no mesmo Beira-Rio. Triunfo por 2 a 1.

Campeonato Brasileiro de 2000

Início: 27 de julho
Final: 18 de janeiro
Campeão: Vasco

(Foto: Arquivo Vasconet)
Por conta de um enorme imbróglio jurídico em que o Gama conseguiu na Justiça Comum reverter o seu rebaixamento em 1999, a CBF não pôde realizar o Campeonato Brasileiro de 2000, passando assim a organização do torneio para o Clube dos 13, que montou uma competição com 116 times (o maior número da história) divididos em quatro módulo.

No entanto, não foi toda essa confusão que ocasionou a decisão apenas no ano seguinte, e sim um incidente grave. No dia 30 de dezembro, aos 23 minutos do primeiro tempo da final entre Vasco e São Caetano, um alambrado de um superlotado São Januário cedeu, deixando 160 pessoas feridas e cancelando a partida, que foi remarcada para o dia 18 de janeiro, no Maracanã, com o Vasco sendo campeão.