Futebol Nacional

CORONAVÍRUS

Apesar de liberação, quatro clubes de PE não possuem previsão para volta aos treinos

Alegando inseguranças sanitária, jurídica e financeira, Central, Petrolina, Decisão e Vitória não irão retornar aos treinos na próxima semana

postado em 12/06/2020 18:01 / atualizado em 12/06/2020 18:11

(Foto: Wallyson Lemos/Divulgação)
Com a liberação por parte do governo do estado, a partir do próximo dia 15 os clubes pernambucanos estão autorizados para voltarem aos treinamentos presenciais. No entanto, isso não significa que todos irão se reapresentar na segunda-feira. Isso porque os dez times que disputam o campeonato estadual vivem realidades bem distintas entre eles. 

De início, apenas Sport, Náutico e Retrô retornarão aos trabalhos nesta segunda, uma vez que seus respectivos elencos já passaram pelos testes diagnósticos da Covid-19. Já no Santa Cruz, a previsão é de volta às atividades na terça, já que os atletas corais serão testados apenas na véspera. Porém, é no interior onde reside as situações mais extremas.

Dos seis clubes interioranos, quatro sequer possuem previsão para o retorno aos treinos. É o caso de Decisão, Petrolina, Vitória e Central. Desses, apenas a Patativa possui calendário nacional no segundo semestre, uma vez que disputará a Série D. Assim, enquanto nos três primeiros a falta de perspectiva passa pela remontagem dos elencos, uma vez que praticamente todos os jogadores foram liberados, no Central o presidente Alexandre César alega falta de segurança para a volta dos trabalhos coletivos.

“O Central está se organizando para voltar quando estiver tudo mais claro com relação às questões sanitárias, jurídicas e financeiras. Se fala muito em testagem, mas teste não é vacina. Uma pessoa pode ser testada agora e daqui a 10 minutos contrair o vírus em qualquer lugar. Simplesmente destinar uma quantidade de testes para os clubes e dizer que está tudo bem é mentira. Não está tudo bem. É preciso um debate mais amplo sobre tudo isso. Sem as condições sanitárias claras, sem a responsabilidade jurídicas claras e sem as questões financeiras claras, o Central não volta. Não é só determinar uma data e achar que está tudo bem, porque não está”, criticou o dirigente alvinegro.

Alexandre César também reforçou que o Central não tem condições de comprar, no momento, mais testes da Covid-19 do que os trinta que a Federação Pernambucana irá disponibilizar para os clubes. Situação que se repete no Decisão, Vitória e Petrolina. “É preciso fazer no mínimo 80 testes. Quem paga os outros 50?” questionou. 

Discurso que ganha eco no presidente do Decisão, Epitácio Andrade. “Não será viável a remontagem do nosso elenco se a gente não tiver atendido os pilares sanitários, jurídico e financeiro. Hoje só temos dois jogadores com contrato. Acho que temos que ter mais cautela. Acho que temos que voltar e terminar o Campeonato Pernambucano. Mas esse ainda não é o momento”, completou.

Sertanejos

Já a situação de Salgueiro e Afogados é mais tranquila, com os dois clubes programando a volta aos treinos na próxima semana. No Carcará, que já está garantido na semifinal do Campeonato Pernambucano, 14 profissionais, entre jogadores e integrantes da comissão técnica já foram testados. Com a previsão dos demais passarem pela mesma exigência já na cidade de Salgueiro, a reapresentação está marcada para a terça-feira. Ao todo, além dos trinta testes bancados pela FPF, o clube comprou mais vinte amostragens

No Afogados, o início da testagem para atletas e membros da comissão técnica será na terça-feira. Com isso, a previsão do retorno aos treinamentos é para a próxima quarta ou quinta-feira. A Coruja, que ainda está na Copa do Brasil (fará o jogo de volta da terceira fase contra a Ponte Preta), projeta pagar mais dez exames, além dos trinta custeados pela FPF.
 
Vale ressaltar que ainda não há uma data definida para a reinício do Campeonato Pernambucano. 

Situação dos clubes

Voltam aos treinos na segunda-feira
Sport, Náutico e Retrô

Voltam aos treinos na terça-feira
Santa Cruz e Salgueiro

Volta na quarta-feira
Afogados

Sem previsão para retorno
Central, Vitória, Decisão e Petrolina