Futebol Nacional

COPA DO NORDESTE

Com '99,99%" de chance, Bahia deve ser confirmada como sede das finais da Copa do NE

Dirigente pernambucano ouvido pelo Diario praticamente cravou estado como o escolhido pela CBF para receber a conclusão do Regional

postado em 06/07/2020 20:09 / atualizado em 06/07/2020 20:23

(Foto: Divulgação)
A Bahia pode ser oficializada, nesta terça-feira, como a sede dos jogos finais da Copa do Nordeste, com partidas disputadas em Salvador e Feira de Santana. A opção de levar a reta final do Nordestão para o estado ganhou força nos últimos dias e, segundo um dirigente pernambucano ouvido pela reportagem do Diario nesta segunda-feira, a chance da Bahia receber o aval da CBF é de “99,99%”. 

Dessa forma, a tendência é que a competição retorne no próximo dia 18 ou 19, uma vez que o veto do governo baiano a realização de partidas de futebol segue até o próximo dia 12. Segundo os dados divulgados na tarde desta segunda-feira, foram registrados mais 1.231 novos casos de Covid-19 na Bahia, com 61 óbitos. No total, o estado soma 88.279 casos confirmados do novo coronavírus e 2.168 mortes desde o início da pandemia. A taxa de ocupação de UTIs é de 81%.

Vale registrar que a Fonte Nova segue sendo utilizado como hospital de campanha para receber pacientes com o novo coronavírus. Outros estádios que seriam utilizados para receber os jogos da Copa do Nordeste são o Barradão, Pituaçu e Joia da Princesa, em Feira de Santana, distante 117 quilômetros de Salvador. As duas cidades são as que possuem o maior número de infectados no estado.

Em Pernambuco, foram confirmados 513 casos confirmados nas últimas 24 horas, com 20 mortes. No total, já foram contabilizados 65.642 pessoas infectadas e 5.163 óbitos pela doença. Atualmente, a taxa de ocupação de UTIs no estado é de 72% com pacientes com síndrome respiratória aguda grave, incluindo casos suspeitos e confirmados da Covid-19, segundo dados fornecidos pela secretaria estadual de saúde.

No entanto, apesar de contar com números melhores relacionados ao combate à pandemia, Recife, até então apontada como favorita para receber os jogos da Copa do Nordeste, está fora da disputa segundo o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho. Em entrevista ao Diario no último domingo, o dirigente confirmou que a cidade não receberá a competição alegando incompatibilidade na realização da Copa do Nordeste em paralelo ao Campeonato Estadual

Evandro pretende iniciar o Pernambucano no próximo domingo, apesar do estado ainda não indicar uma sinalização para a volta do futebol. É esperada uma coletiva nesta terça-feira para atualizar o cenário.

Para a conclusão da Copa do Nordeste restam ainda os jogos da última rodada da primeira fase, além dos confrontos das quartas de final e semifinal (em partida única) e a grande decisão, disputada em dois jogos, apesar da sede única. Bahia e Fortaleza são os únicos clubes já garantidos nas quartas de final.

Os jogos da última rodada

Bahia x Náutico
Sport x CSA
River x Santa Cruz
Botafogo-PB x Vitória
CRB x Ceará
Fortaleza x América-RN
ABC x CSA
Freipaulistano x Imperatriz