Futebol Nacional

FUTEBOL PERNAMBUCANO

Eliminado, Central terá apenas dois jogos nos seis meses anteriores à estreia na Série D

Patativa terá que esperar, ao menos, 55 dias para fazer estreia no Brasileiro; Salgueiro e Afogados também terão longas esperas

postado em 27/07/2020 10:04 / atualizado em 27/07/2020 10:30

(Foto: Divulgação/Central)
Neste ano, a Série D terá três representantes pernambucanos: Salgueiro, Afogados e Central. Enquanto os dois primeiros se enfrentam em uma das semifinais do Estadual, o último deixou o torneio neste domingo, após ser derrotado pelo Náutico, na Arena, nas quartas de final. Com o resultado, a Patativa chegará ao campeonato nacional com apenas duas partidas oficiais disputadas nos quase seis meses e meio anteriores à estreia.

Disputando o Pernambucano, o Central foi quinto colocado da primeira fase, em uma posição que ainda não o garante na Série D e 2021. Para ter certeza de um calendário completo na próxima temporada, o Alvinegro precisará buscar um acesso na quarta divisão deste ano, mas o ritmo de jogo pode pesar, uma vez que a competição só será iniciada no fim de semana do dia 19 de setembro.

Com a paralisação de quatro meses na disputa do Estadual, o Central havia feito um jogo em oito de março, empatando em 1 a 1 com o Afogados, e, depois, só voltou a campo em 19 de julho, vencendo o Decisão por 5 a 0. Agora, a Patativa encara mais dois meses sem partidas oficiais antes do Brasileiro. Nesse cenário, após uma pausa de 133 dias por causa da Covid-19, os caruaruenses ainda terão que enfrentar pelo menos mais 55 datas vazias, com apenas duas partidas entre os dois intervalos.

Cenário similar também pode ser encarado pelo Salgueiro. Por lá, o último jogo antes da parada foi um dia antes dos caruaruenses. Após a volta, a derrota por 2 a 1 para o Náutico aconteceu com um time reserva em campo e os titulares só reestreiam na próxima quinta-feira, quando o Carcará recebe o Afogados, na semifinal do Pernambucano. Em caso de eliminação, mais pelo menos 51 dias até a estreia. Chegando à final, serão duas partidas a mais, enquanto a espera até o Brasileiro cai para 45 dias.

Para o Afogados, já com três jogos garantidos após a volta no Pernambucano, a situação é menos preocupante. Além de ter parado alguns dias após Central e Salgueiro, por causa do jogo da Copa do Brasil, contra a Ponte Preta, em Campinas, a Coruja ainda terá a partida de volta contra a Macaca, que deve acontecer no final de agosto, garantindo, ao menos, um jogo oficial entre o Estadual e o Brasileiro.

CONFIRA OS PRIMEIROS JOGOS DOS PERNAMBUCANOS NA SÉRIE D

1ª rodada - 19 ou 20/09
Guarany de Sobral/CE x Salgueiro
Afogados x Floresta/CE
Jaciobá/AL x Central

2ª rodada - 26 ou 27/09
Salgueiro x Atlético/PB
Campinense/PB x Afogados
Central x Itabaiana/SE

3ª rodada - 30/09 ou 01/10
América/RN x Salgueiro
Afogados x Globo/RN
Potiguar/RN x Central

4ª rodada - 03 ou 04/10
América/RN x Afogados
Salgueiro x Globo/RN
ABC/RN x Central

5ª rodada - 10 ou 11/10
Afogados x Salgueiro
Central x Vitória da Conquista/BA