Futebol Nacional

PERNAMBUCANO A2

Série A2 do Pernambucano começa no domingo e terá nova formatação visando 2021

Com seis jogos marcados para o próximo domingo, segunda divisão do estadual terá dois acessos e três times rebaixados para enquadrar o novo formato

postado em 16/10/2020 11:40 / atualizado em 16/10/2020 12:13

(Foto: Xande Produções/Decisão)
A Série A2 do Campeonato Pernambucano deste ano será iniciada neste domingo, e os seis jogos de estreia estão todos marcados para às 15h. Ao total, são 13 equipes disputando por duas vagas para jogar a Série A1 da disputa estadual de 2021.

Os primeiros jogos serão entre Cabense e Íbis, América e Ferroviário do Cabo pelo grupo A. Ipojuca e Porto, Timbaúba e Centro Limoeirense pelo grupo B. Sete de Setembro e Primeiro de Maio, Ypiranga e Pesqueira pelo grupo C.

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, falou sobre a expectativa da competição visando o novo formato com a mesma quantidade de times nas duas divisões. Segundo o dirigente, com a nova organização, o campeonato deve ficar “mais profissional”. 

“Essa competição será a primeira que nós vamos televisionar, uma nova formatação mais profissional da competição para gerar receita, até porque nós conseguimos estabelecer o limite ideal que são 10 clubes da Série A e 10 na B. Agora conseguimos ter um tratamento com bastante qualidade, de dar um polimento na competição. Deixar a competição melhor para poder gerar patrocínio, visibilidade e televisionamento”, explicou. 

Nesse novo formato, a Copa Pernambuco seria a terceira divisão do estadual em 2021.Ou seja, como Petrolina e Decisão caíram para a segunda divisão este ano, a ideia é que subam dois da A2, e que os três últimos colocados desta competição sejam rebaixados para a Copa Pernambuco do ano que vem. Dessa maneira, ficará 10 equipes nas duas primeiras divisões. 

Por causa da pandemia do novo coronavírus, todas as partidas do campeonato serão realizadas sem a presença do público nos estádios. Além disso, os times precisaram seguir o protocolo da FPF para entregar os exames de Covid-19 antes do início da competição. Segundo Evandro, só um time está encontrando dificuldades para se regularizar no campeonato, mas tudo está “encaminhado”.

“Todos os clubes apresentaram os testes de Covid, o único time que está com dificuldade é o Timbaúba, que até ontem ainda tinha dificuldades no registro de atletas. Mas deve ocorrer hoje, aí eles realizam os exames. Os outros estão regulares, já fizeram os exames da Covid-19 e fizeram as apresentações das autorizações dos jogos nos estádios. Há pequenos detalhes, mas está bem encaminhado”, finalizou.