Futebol Nacional

PERNAMBUCANO A2

Confusão na Série A2 do Pernambucano: Íbis denuncia escalação irregular de atleta do Porto

Pássaro Preto, em documento assinado pelo presidente, alega que o lateral-direito do Gavião não poderia ter atuado na primeira partida do Hexagonal

postado em 27/11/2020 14:18 / atualizado em 27/11/2020 14:36

(Foto: Michael Fotógrafo)
A fase final da Série A2 do Campeonato Pernambucano teve início nesta quarta-feira (25) e, logo na partida de estreia, o regulamento do torneio gerou desentendimento. Na partida de abertura do hexagonal que definirá o vencedor da competição, entre Íbis e Porto, o Pássaro Preto, por meio do ofício 059/2020 assinado por Ozir Ramos Júnior, presidente do clube, denunciou a equipe caruaruense por ter atuado com o jogador Daniel Ferreira de maneira irregular.

A diretoria do Pior Time do Mundo alega que o lateral direito do Porto havia recebido o terceiro cartão amarelo na 6ª rodada da Primeira Fase, diante do Ipojuca, e, por isso, estaria automaticamente suspenso para a estreia no Hexagonal Final. Para isso, no documento assinado por Ozil Ramos Júnior, o departamento de futebol do clube anexou as súmulas das partidas que Daniel Ferreira recebeu as punições. Embora as advertências sejam zeradas nesta fase, o presidente do Íbis argumenta que as suspensões permanecem e o lateral-direito estaria escalado de forma irregular no confronto entre as duas equipes. 

O presidente do Porto, José Porfírio de Oliveira, em contato à reportagem do Diario de Pernambuco, defendeu a tese de que as suspensões por cartão amarelo da primeira fase também são anuladas no hexagonal decisivo. “O meu supervisor me disse que no regulamento do campeonato está claro que todos os cartões da primeira fase, com exceção do vermelho, são zerados. Nós estamos analisando de forma aprofundada o regulamento e eu aguardo a ligação dele para confirmar a questão”.

A denúncia será julgada pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco (TJD-PE), e, caso acatada, o Gavião de Caruaru pode perder seis pontos na classificação do Hexagonal decisivo, indo a -3 pontos. Além do prejuízo esportivo, de acordo com as normas da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), o clube agrestino poderá pagar multa. Em contato breve com a reportagem, Ozil Ramos Júnior disse que o Pássaro Preto aguarda o cumprimento efetivo do regulamento. O documento assinado pelo presidente e as regras da competição, no entanto, não preveem a anulação da partida, nem a vitória do Pássaro Preto. 

Dando sequência à fase final da Série A2 do Campeonato Pernambucano, o Íbis viaja à Capital da Moda, Santa Cruz do Capibaribe, e encara o Ypiranga, no Limeirão. Já o Gavião do Agreste recebe o Vera Cruz no Estádio Antônio Inácio de Souza, em Caruaru, e busca sua segunda vitória consecutiva.

Confira o documento enviado ao presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco (TJD-PE) pela diretoria do Íbis

Estamos encaminhando a V. Sa. uma denuncia do qual o atleta da equipe do Atlético Clube do Porto o Sr. DANIEL FERREIRA DOS SANTOS FILHO - CBF 500492 participou da última partida de futebol com o Ibis Sport Club onde estava punido por ter recebido o terceiro cartão amarelo, conforme relação abaixo:

2ª Rodada Porto x Timbaúba - dia 25/10/2020
3ª Rodada Centro x Porto - dia 01/11/2020
6ª Rodada Porto x Ipojuca - dia 22/11/2020