SÓCIO

Clubes pernambucanos traçam planejamento para atrair mais sócios-torcedores em 2015

Bons projetos serão fundamentais para diminuir dependência das cotas de TV

postado em 28/12/2014 12:54 / atualizado em 29/12/2014 08:38

Pedro Galindo /Especial para o Diario , Cassio Zirpoli /Diario de Pernambuco

Everson Verdião/Esp.DP/D.A.Press
Em tempos de desequilíbrio extremo na distribuição das cotas de transmissão, muitos clubes já acordaram para uma necessidade latente: diversificar receitas. É com esse intuito que Sport, Santa Cruz e Náutico planejam, para 2015, iniciativas especiais de como transformar o maior número possível de torcedores comuns em sócios. Uma política que se mostra necessária, de acordo com os dados finais de 2014 revelados pelo Movimento por um Futebol Melhor.

Entre os três, o Sport foi o que apresentou o pior resultado em 2014: uma perda de mais de seis mil sócios, em virtude de um grande corte de inadimplentes. Mas o clube pretende mudar essa realidade com uma série de iniciativas planejadas a partir de um estudo sobre o que deu errado nos últimos anos, conforme afirmou Sid Vasconcelos, diretor de marketing rubro-negro. “Estamos no mapeamento dos pontos fortes e fracos. Fechamos parceria com a Smartmove, que trabalha com o Benfica, e vamos atacar o que for identificado nessa análise”, contou. Nos planos estão ações que levem o torcedor a conhecer as instalações e os jogadores do clube, além da criação de “consulados” no interior do estado e em outras cidades do país.

No Náutico e no Santa Cruz, que apresentaram evolução no ano, o assunto ainda é sigiloso. O diretor de marketing alvirrubro, Fábio Lins, disse que no momento certo o clube lançará ações pioneiras. “Estamos no desenvolvimento de uma incrementação do atual programa. Não vamos adiantar, porque algumas coisas serão pioneiras”, prometeu. Uma novidade, no entanto, já foi revelada: o sócio voltará a ter acesso livre aos jogos realizados na Arena Pernambuco, mediante uma taxa adicional à mensalidade. O Tricolor, por sua vez, já definiu o marco para o início dessas ações. “Até a primeira quinzena de janeiro isso deve estar na imprensa”, afirmou Constantino Júnior, dirigente coral.