Náutico

CRUZEIRO

Reforço do Cruzeiro, Maicon vê jogo e é festejado por Mineirão lotado

Defensor de 33 anos é a primeira contratação da Raposa para a próxima temporada

(Foto: Ramon Lisboa/EM/D. A Press)


O zagueiro Maicon , reforço do Cruzeiro para a temporada 2022, esteve no Mineirão nesta quinta-feira e acompanhou a partida contra o Náutico pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. No intervalo, ele foi anunciado oficialmente como reforço no telão do estádio e nas redes sociais do clube.



Com o apelido de 'God of Zaga', pela semelhança com um personagem de uma famosa franquia nos videogames, o zagueiro foi aplaudido por mais de 60 mil torcedores celestes no Gigante da Pampulha. 

(Foto: Ramon Lisboa/EM/D. A Press)


Na tarde desta quinta-feira, o técnico Vanderlei Luxemburgo já havia confirmado ao Superesportes o retorno do jogador ao clube. Maicon, de 33 anos, foi revelado na Toca da Raposa em 2007 e foi para o futebol europeu em 2008.
 
 

O defensor volta ao clube depois de 13 anos, após passagens por Nacional e Porto de Portugal, São Paulo, Galatasaray da Turquia e Al Nasr da Arábia Saudita, de onde saiu em julho.

"Participei ativamente da conversa (com o Maicon). Obviamente foi um nome que foi aprovado, que foi colocado na pauta e foi aprovado pelas pessoas que estão aqui no Cruzeiro: o Sérgio (Rodrigues, presidente), o Argolo (André, secretário-geral), o Ricardo Rocha (diretor técnico). Estivemos todos aqui falando sobre esse jogador", declarou Luxemburgo ao Superesportes.
 

Transfer ban perto do fim


O contrato de duas temporadas com Maicon só poderá ser registrado na CBF ao fim do transfer ban na Fifa, mediante pagamento de R$13 milhões, referente às dívidas com Defensor-URU e Mazatlán-MEX (antigo Monarcas Morelia) pelas aquisições de Arrascaeta e Riascos, em 2015.

Segundo Vanderlei, o Cruzeiro já está em negociações para liquidar essa dívida e, enfim, poder registrar reforços. "Você não começa a negociar da noite para o dia. Eu falei da importância (de pagar o transfer ban), porque sem ele você não contrata. O Cruzeiro já está negociando com as pessoas que têm que negociar para que o transfer ban seja liberado, seja parcelado, para o Cruzeiro se abrir para o mercado. Já estamos no mercado. Estamos em busca de jogadores, conversando com fulano, beltrano, ciclano, sabendo que estamos muito perto de o transfer ban ser resolvido", assegurou.

 

 


Histórico


Maicon foi revelado no próprio Cruzeiro, em 2007, quando disputou a final do Campeonato Mineiro, contra o Atlético. Ele entrou no segundo tempo no lugar de Wellington, autor do segundo gol da vitória por 2 a 0, na partida de volta, no Mineirão. O resultado, contudo, foi insuficiente para o título, uma vez que o rival ganhou na ida por 4 a 0.

Após breve passagem pela Cabofriense-RJ, Maicon retornou ao Cruzeiro e participou de uma excursão com a equipe B em Portugal, em 2008. O time perdeu para o Braga, por 2 a 0, porém ganhou de Nacional da Madeira (3 a 2) e Vitória de Guimarães (3 a 1).

Devido ao bom desempenho, Maicon foi emprestado ao Nacional em 2008/2009 e posteriormente vendido ao Porto, onde permaneceu por sete anos e conquistou uma Liga Europa, três Campeonatos Portugueses e duas Taças de Portugal. Foram 13 gols em 190 partidas oficiais.
 
Em 2016, Maicon retornou ao Brasil para atuar pelo São Paulo, onde trabalhou com o coordenador de futebol Ricardo Rocha, atual diretor técnico do Cruzeiro. Na sequência da carreira, vestiu as camisas do Galatasaray, da Turquia, e do Al-Nassr, da Arábia Saudita.

Dos zagueiros do Cruzeiro, Rhodolfo e Léo Santos têm contrato somente até dezembro, enquanto Eduardo Brock está vinculado até o fim do estadual de 2022. Já a ligação de Ramon com a Raposa termina em 2023.


Tags: cruzeiro torcida mineirão zagueiro náutico porto despedida maicon galatasaray sobis lotado serieb 2007 pedrinho nauticope mineirao máfia azul 2022 reforco cruzeiroec interiormg futnacional ariel cabral rafael sobis nacional da madeira pedro lourenço