Náutico

NÁUTICO

Técnico do Náutico aproveita mais uma pausa nos jogos para trabalhar alternativas táticas

Mantendo o padrão de jogo, Dal Pozzo tenta explorar a versatilidade de seus atletas

postado em 24/03/2016 13:30 / atualizado em 24/03/2016 13:39

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Ricardo Fernandes/DP
O primeiro quadrimestre do ano para o Náutico tem reservado longos períodos de paralisação para a equipe alvirrubra. Na maioria das vezes, por conta do calendário da Copa do Nordeste. Neste fim de semana, a causa é a partida das Eliminatórias da Copa do Mundo na Arena Pernambuco, entre Brasil x Uruguai, que forçou o adiamento do jogo do Timbu com o Central para o dia 2 de abril. Com tanto tempo de interrupção sem jogos, o técnico alvirrubro tem aproveitado estes hiatos para aprimorar ainda mais o time. É o que Gilmar Dal Pozzo tem feito ao longo desta semana e ainda vai aprofundar na semana que vem. Trabalhar aspectos táticos da equipe, para criar não apenas alternativas táticas, mas também explorar ainda mais a versatilidade de algumas peças do elenco.

A ideia do comandante alvirrubro é ampliar o elenco. Não é preciso contratar jogadores para ser ter um elenco mais amplo. Basta, para isso, ter à disposição jogadores que consigam atuar em mais de uma posição, dando ao treinador opções que possam tanto confundir o adversário, quanto servir como alternativa em caso de ausência de alguém de origem na posição. “O padrão da equipe no 4-2-3-1 vai ser mantido, mas usando algumas alternativas”, procurou logo esclarecer. “Como a gente tem um grupo muito reduzido, a gente tem que aproveitar essa semana de trabalho, para usar mais com frequência o Rafael como zagueiro e em alguns treinos na lateral direita. No caso do Gil, como segundo volante. O Thiago Santana hoje trabalhou pelo lado de campo e o Rafael Coelho por dentro”, exemplificou.

A versatilidade é uma características que Dal Pozzo tem exaltado desde a pré-temporada. “Esse foi um planejamento desde dezembro. Quando a diretoria nos passou o orçamento, nós tivemos que usar a criatividade, principalmente eu e o Alexandre que está diretamente com as contratações”, comentou. “Tivemos a preocupação de não trazer muitos jogadores, mas sim aqueles que fizessem mais de uma função. Foi o planejamento dentro da realidade e do orçamento do clube. E estou muito feliz”, acrescentou.

Com tanto tempo para treinar, Dal Pozzo espera encontrar novas alternativas dentro do próprio elenco. “Essa semana a gente está aproveitando essa postura tática. Para preparar esses jogadores e para o técnico também tirar essas dúvidas, para quando precisar colocar o jogador, foi treinada essa situação. O técnico testa o jogador e se ele se adaptar, coloca ele”, explica. “Usar essa versatilidade dos jogadores, prepará-los, para quando precisar, eles já estejam treinados para fazer a função.”

Recuperação física
A pausa entre o jogo com o Santa Cruz e a próxima partida, contra o Central, no dia 2 de abril, serviu, também, para que o Náutico possa recuperar alguns dos atletas que estão entregues ao departamento médico ou precisando se recuperar fisicamente. “Foi muito importante. Veio na hora certa essas duas semanas de trabalho. E a nossa ideia essa semana é ter a recuperação dos atletas que estão no departamento médico e equilibrar os demais jogadores do grupo”, comemorou o treinador.