Náutico

NÁUTICO

Rebaixado, Náutico recebe o Vila Nova mirando minimizar vexame como mandante em 2017

Somando jogos do Estadual, Copa do Brasil e Série B, Timbu venceu apenas nove partidas jogando em casa nesta temporada, um recorde negativo

postado em 18/11/2017 00:02 / atualizado em 17/11/2017 20:56

Roberto Ramos/DP
Já rebaixado a Série C, o Náutico dá sequência neste sábado a sua despedida melancólica do Campeonato Brasileiro, contra o Vila Nova, às 16h30, no Arruda. E sem ter algo melhor para se apegar, os alvirrubros terão a missão de, pelo menos, melhorar a imagem do time como mandante na temporada. Isso porque, caso não derrote os goianos, o Timbu fechará 2017 com menos de dez vitórias em casa. Um recorde negativo.

Computando os jogos válidos pela Copa do Nordeste, Campeonato Pernambucano e Série B (na Copa do Brasil foi eliminado em jogo único, contra o Guarany, em Sobral), o Náutico soma apenas nove triunfos diante da sua torcida este ano, com oito empates e 11 derrotas. Para se ter uma ideia, o atual aproveitamento de 41,6% como mandante chega a ser inferior ao alcançado em 2013, quando o time foi rebaixado para a Série B com a segunda pior campanha da história do Brasileiro de pontos corridos (20 pontos). 

Naquele ano, tendo ainda parte dos seus mandos nos Aflitos, antes da transferência em definitivo para a Arena de Pernambuco, o Náutico registrou 13 vitórias como mandante, com cinco empates e 11 derrotas. Um rendimento de 43,1%. Para o próximo ano, a diretoria planeja o retorno ao Eládio de Barros Carvalho em abril.

O péssimo rendimento em casa também foi determinante também pelo rebaixamento precoce do time à Série C. A equipe só veio vencer a primeira partida como mandante na última rodada do primeiro turno, que marcou a estreia do técnico Roberto Fernandes, quando bateu o Luverdense por 1 a 0, na Arena de Pernambuco. Além dessa, foram mais apenas quatro vitórias, quatro empates e nove derrotas diante da torcida. Um aproveitamento pífio de 35,2%, o pior entre os 20 clubes da Segundona.

E para tentar a 10ª e última vitória em casa na temporada, o técnico Roberto Fernandes seguirá o seu planejamento de dar oportunidades aos jogadores pouco aproveitados ao longo da Série B. Porém, dessa vez, não deve fazer mudanças na equipe, repetindo a base da formação que entrou em campo no empate sem gols com o Criciúma, na última terça-feira. 

A única mudança será o retorno do meia Rafinha, que cumpriu suspensão, na vaga do atacante Dico, que pediu para deixar o clube na última quinta-feira.

Ficha do jogo

Náutico
Busatto, Rafael Ribeiro, Aislan, Léo Carioca e Ávila; Jobson, Renan Paulino e Cal Rodrigues; Leílson, Gerônimo e Rafinha. Técnico: Roberto Fernandes

Vila Nova
Luis Carlos; Anderson Luis, Alemão, Wesley Matos e Gaston Filgueira; Geovane, Fagner, Maguinho, Alan Mineiro e Ruan; Lourency (Moisés).Técnico: Hemerson Maria

Local: Estádio do Arruda.
Árbitro: Grazziani Maciel Rocha (RJ).
Assistentes: João Luiz Coelho de Albuquerque (RJ) e Wendel de Paiva Gouveia (RJ).
Ingressos: R$ 30 (arquibancada) e R$ 15 (sócio e estudantes).