Náutico

NÁUTICO

Náutico enfrenta lanterna Belo Jardim para consolidar primeira colocação no Estadual

Timbu precisa de uma vitória para garantir vantagem como mandante nas quartas e semifinais, além do jogo de volta de uma possível decisão

postado em 07/03/2018 09:00 / atualizado em 06/03/2018 19:14

Ricardo Fernandes/DP
De desacreditado a melhor time da fase de classificação do Campeonato Pernambucano. O Náutico entra em campo nesta quarta-feira, às 21h45, para enfrentar o lanterna Belo Jardim, no estádio Sesc Mendonção, dependendo apenas de uma vitória simples para assegurar o primeiro lugar, reforçar o bom momento e dar mais um passo no processo de recuperação da imagem do clube. Isso porque, além do aspecto moral, caso confirme a melhor campanha entre os 11 times do Estadual, os alvirrubros jogarão como mandante não só os jogos únicos das quartas e semifinais, mas também a segunda partida de uma eventual decisão. Uma vantagem que, se não é excepcional, também não pode ser menosprezada.

Diante da importância da partida, o técnico Roberto Fernandes resolveu apostar no mistério absoluto ao colocar dúvida não em um ou outro jogador, mas em toda a escalação do Náutico. Isso porque, diante de outras decisões que terá pela frente, como o duelo do próximo sábado, contra o Bahia, pela Copa do Nordeste, no qual só a vitória mantém as esperanças de classificação, o treinador abriu a possibilidade de escalar uma equipe mista ou mesmo toda alternativa para o duelo no agreste. 

Porém a utilização dos titulares também não está descartada. Afinal, o treinador sabe da importância de terminar na liderança ou pelo menos na segunda colocação para ter as vantagens acima mencionadas. E na hipótese de uma derrota, o Náutico pode cair para o terceiro lugar em caso de vitória do Sport no clássico diante do Santa Cruz e do Central, frente o Salgueiro, em Caruaru. Assim, jogaria fora de casa uma eventual semifinal.

Cobranças do treinador
Por isso, independentemente da equipe que mandará a campo, o comandante timbu fez questão de cobrar responsabilidade em campo. Até porque não espera uma partida fácil diante de um time que jogará motivado pela sua primeira partida em casa e, principalmente, pela necessidade de vitória para fugir do rebaixamento à Série A2. 

"Eu tenho conversado bastante com o nosso elenco de que existe uma diferença de quem corre pela sobrevivência. Se o Náutico não for a campo com o objetivo definido de tentar terminar na liderança do campeonato, não tenho dúvida nenhuma que pode ser surpreendido. O nível de dedicação de uma equipe que entra em campo sabendo que se perder está rebaixado é muito alto. Eu conheço bem porque já estive muito do lado de lá em campeonatos brasileiros da Série A e B. Sei o espírito que o Belo Jardim vai estar. Cabe ao Náutico ter o mesmo, independentemente da escalação", pontuou.

Ficha do jogo

Belo Jardim
Andrei; Danilo Cirqueira, Vandinho, Luan e Xisto; Jader, Bruno Sacoman, Júnior (Felipe) e Makson (Kelvis); Raniel e Tony. Técnico: Luciano Veloso. 

Náutico
Bruno;Thiago Ennes, Breno Calixto, Camutanga e Kevyn; Negretti, Josa, Rafael Assis e Robinho; Wallace Pernambucano e Ortigoza. Técnico: Roberto Fernandes

Local: Sesc Mendonção (Belo Jardim-PE). Horário: 21h45.Árbitro: Gleydson Ferreira. 
Assistentes: Cleberson Nascimento Leite e Marcelino Castro. Ingressos: R$ 20 e 10 (estudantes e idosos)