Náutico

NÁUTICO

Com 80% da reforma pronta, Náutico prevê primeiro treino nos Aflitos em até 15 dias

Comissão paritária do Náutico convidou a imprensa para ver o andamento da reforma e divulgar novidades para os torcedores alvirrubros

postado em 19/07/2018 16:12 / atualizado em 19/07/2018 16:10

Léo Lemos/Náutico
Para aproximar, ainda mais, a Volta dos Aflitos à imprensa, o Náutico realizou um café da manhã nesta quinta feira, na sala do Conselho Deliberativo, em que foi apresentado o andamento das obras do estádio. A explanação foi feita pela Comissão Paritária da Reforma dos Aflitos e contou com a presença do presidente Edno Melo e de outros dirigentes alvirrubros. Entre as principais novidades está a informação de que 80% dos serviços contratados pelo clube já foram realizados e que em torno de 15 dias está previsto o primeiro treino no local.

Nesta sexta feira haverá lançamento de nova campanha para imortalizar o torcedor nos Aflitos. A ideia é usar as 407 placas de vidro do alambrado para que os alvirrubros tenham a oportunidade de marcar seus nomes de forma definitiva no estádio. Detalhes sobre preço e formas de pagamento serão oficializados no site voltandopracasa.com.br. O objetivo é arrecadar cerca de R$ 200 mil. 

A Comissão da memória do Náutico está elaborando o livro “A volta dos Aflitos: o resgate”, em que vai narrar, dentre outros feitos do clube, a trajetória da reforma do estádio. 

Na parede localizada ao redor das quadras de futsal, serão colocados, assim que a obra acabar, o nome de todos os personagens que contribuíram para que a reforma do estádio fosse tornada possível. 

Para marcar a identidade do clube com o estado de Pernambuco, na frente da arquibancada visitante, o escudo do Náutico será realocado. No lugar, entrará a bandeira de Pernambuco. 

GRAMADO 

O gramado, drenagem e irrigação são uma das partes garantidas da reforma. Inclusive, a novidade, divulgada pelos membros da Comissão Paritária, é de que em torno de 15 dias, os jogadores profissionais vão realizar o primeiro treino em solo alvirrubro, aberto aos torcedores. Gustavo Leite, um dos engenheiros da obra, explica mais detalhes sobre como ocorreu o processo de finalização do gramado. “A 
parte final do tratamento consiste na técnica do Topdressing, em que se fortalece a grama e uniformiza a superfície do solo. Também colocamos nova drenagem, em cima da que existia. Os serviços estão prontos e a irrigação está totalmente automatizada”.    

BARES E BANHEIROS
 
A reforma dos bares e banheiros é outro ponto também já garantido. Após o final da Série C, a PAMESA, empresa espanhola que fornece pisos e revestimentos, vai cuidar do revestimento dos bares, banheiros e vestiários. Porém, a estrutura e o design deles permanecem como estão, até o momento. 

ARQUIBANCADA 

As chamadas juntas de dilatação também estão sendo refeitas. Elas servem para acomodar melhor a expansão e contração volumétrica natural do concreto da estrutura do estádio, por conta da variação de temperatura.

Léo Lemos/Náutico
“Teremos também um piso de concreto entre a mureta e arquibancada, que hoje é de areia, e começará a ser colocado. (Continuaremos a) reestruturação de todo setor de arquibancada com a colocação de 3200 cadeiras. Já chegaram 1300, e à medida que formos instalando, a mercadoria vai chegando”, completa. Cabine de imprensa e camarotes serão colocados para dar maior conforto para jornalistas e torcedores. 

Sociais 

A chegada e saída do torcedor será facilitada com as novas entradas que estão sendo construídas. Novas aberturas e escadas foram feitas na arquibancada frontal e também no setor de sociais. Na parte destinada aos sócios, do ponto de vista estrutural, o que mudou foi a quantidade de assentos e o desenho das cadeiras que antes formavam o “Náutico”. Antes com 2000 lugares, as “novas sociais” têm 3200. E no desenho atual elas formarão um degradé de cores. 

Luiz Felipe Figueiredo, presidente da Comissão da Reforma dos Aflitos, destaca a importância de implementar essa nova configuração, tendo em vista a potencialidade do clube em conquistar novos sócios. “Se você parar pra pensar, esse é o intuito de pensar grande. A ideia de você retirar as sociais que tinham antes, exclusiva para pouquíssimas pessoas, é deixar o sócio torcedor à vontade para escolher o lugar onde vai assistir ao jogo. Em todas as áreas do estádio o sócio vai ter ingresso mais barato”, conclui. A remessa final das cadeiras já chegou e em torno de 15 dias, estarão colocadas. 

A Manoel de Carvalho 

Léo Lemos/Náutico
O acesso pela Manoel de Carvalho, antes inexistente, agora virou uma possibilidade. Localizada na atual Arquibancada Leste e antiga Central, vai dar mobilidade ao torcedor na entrada e saída para o gramado. “Hoje temos dois acessos de escada que antes não existiam, que fica na arquibancada chamada antigamente de ‘balança, mas não cai’. Lá eram duas paredes fechadas. Nós abrimos esse acesso e estamos concluindo duas escadas, onde vão melhorar o fluxo de entrada e saída do torcedor. A gente ficava aqui nesse entorno do campo, na hora da saída de jogo, com um fluxo bem apertado. Hoje a gente vai ter um acesso melhor de saída e entrada do torcedor”, conta o diretor de patrimônio do Náutico, Eduardo Carvalho. 

A Alameda Alvirrubra, com restaurantes e áreas de lazer tanto para torcedores do Náutico, tanto para moradores do bairro dos Aflitos, entretanto, é um projeto está em pauta na reforma, mas vai ficar para depois. “Embora seja uma grande empreitada que, com certeza, vai dar lucro e movimentar as áreas do clube, a prioridade é ajeitar a parte interna dos Aflitos e, em seguida, captar investimento e parcerias para a externa”, esclarece presidente da Reforma dos Aflitos.  

O “Country”
  
O acesso para a área da piscina, popularmente chamado pelos torcedores de “Country”, é um dos setores que prometem dar maior conforto às pessoas que vão aos Aflitos. “A proposta é criar um “TimbuLounge”, que vai organizar dessa nova área para o torcedor. Pensamos em trazer uma parte da estrutura do Americano pra cá, food trucks antes dos jogos.. Essa e a Manoel de Carvalho são áreas que atendem ao torcedor e aos moradores do bairro. E, quanto ao Náutico, é importante que a torcida chegue junto e consuma dentro do estádio, criando esse ambiente de confraternização”, pontua Luiz Felipe