Náutico

NÁUTICO

Fim da temporada em agosto quebra recorde negativo do Náutico de 75 anos

Última vez que Timbu deixou de jogar oficialmente tão cedo foi em 1943

postado em 28/08/2018 09:35 / atualizado em 28/08/2018 08:54

Nando Chiappetta/DP
A eliminação nas quartas de final da Série C, além de impedir o acesso à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, também traz outros efeitos negativos para o Náutico. O mais imediato deles é o encerramento da temporada oficial ainda no mês de agosto. A inatividade mais precoce na história do clube nos últimos 75 anos. A maior desde a criação de campeonatos nacionais no futebol brasileiro.

A última vez em que o Náutico encerrou as suas atividades oficiais tão cedo foi no distante 1943, em uma temporada atípica. Naquele ano, por divergências com a Federação Pernambucana de Futebol, o Náutico (campeão do primeiro turno) pediu desfiliação com o Estadual em andamento. Assim, entrou em campo pela última vez no dia 20 de maio. Sem o Timbu, o campeonato foi dado por encerrado em julho, antes do encerramento do segundo turno, com o Sport faturando o título.

Vale ressaltar que com o intuito de acalmar os ânimos, entre setembro e dezembro, a Federação Pernambucana promoveu uma competição amistosa chamada de "Torneio da Paz", com o Náutico sendo campeão. Porém, os jogos não entram para as estatísticas oficiais. 

Já em número de partidas disputadas, a atual temporada também termina como uma das menores da história alvirrubra, com apenas 48 jogos oficiais realizados. Até então, o ano em que o Timbu havia entrado menos em campo foi em 1998, quando atuou apenas 39 vezes. 

Naquele ano, o determinante para a pouca presença nos gramados foi a pífia campanha na Série B. Disputada em formato de grupos na primeira fase, o Náutico fez apenas 10 partidas e acabaria rebaixado para a Série C pela primeira vez na sua história.

Porém, o último jogo (derrota por 1 a 0 para a Desportiva-ES, fora de casa), ocorreu no dia 6 de outubro. Quarenta dias a mais do que o ponto final na atual temporada. 

A temporada do Náutico

48 jogos
23 vitórias
15 empates
10 derrotas
58,3% de aproveitamento