Náutico

ESTADUAL

Náutico e Sport elogiam árbitro da decisão e afirmam que escolha que traz tranquilidade

Clubes haviam acordado previamente que o árbitro escolhido seria radicado em outro estado; o goiano Wilson Pereira Sampaio faz parte do quadro da FIFA

postado em 12/04/2019 18:26 / atualizado em 12/04/2019 20:22

<i>(Foto: Rodrigo Clemnete/EM/DA PRess)</i>
Após a definição do quarteto de arbitragem para a primeira partida da final do Campeonato Pernambucano, entre Náutico e Sport, neste domingo, no estádio dos Aflitos, o vice-presidente do Alvirrubro, Diógenes Braga, e o diretor de futebol de Rubro-negro, Nelo Campos, mostraram-se satisfeitos com a escolha do árbitro principal, o goiano Wilton Pereira Sampaio. Ele terá como auxiliares Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Daiane Caroline Muniz dos Santos (MS) - todo o trio faz parte do quadro da FIFA. 

“Wilton, na minha opinião, está folgadamente entre os cinco melhores do país. Um grande árbitro, sem nenhuma polêmica no país. Grande árbitro, acima da média e que deixa a gente muito tranquilo”, afirmou Diógenes. 

Antes da definição do árbitro, as diretorias do Leão e do Timbu haviam acordado que a autoridade máxima do confronto seria radicado em outro estado. Wilton, aliás, foi responsável por apitar uma outra final do Campeonato Pernambucano, em 2017. Na ocasião, Sport e Salgueiro duelaram pela partida de volta, no Sertão, e o juiz anulou um gol polêmico do Carcará após consulta ao VAR - aquelas finais, aliás, foram a única vez que o auxílio foi utilizado no estado.

“Ter um árbitro FIFA já havia sido acertado no início da semana. Não só o juiz, mas o quarteto todo. Os dois jogos. Tê-los traz uma tranqulidade maior, uma lisura maior. Acho isso mais do que o normal, foi um consenso. Não vejo problema algum. Não há polêmica a ser criada em cima disso", corroborou Nelo.

Wilton faz parte do quadro da Federação Goiana de Futebol, tem 37 anos e é árbitro Fifa desde 2013. Ele foi um dos três árbitros sul-americanos escalados pela Fifa para integrar o quadro do VAR na Copa do Mundo do ano passado. Dentro de campo, ele também apitou jogos importantes, como o duelo entre Real Madrid e Kashima Antlers, no Mundial de Clubes do ano passado, além da final da Copa do Brasil.