Santa Cruz

Série D

Santa Cruz vence o Porto por 1 a 0 e está a um passo da classificação

Equipe coral fez um péssimo primeiro tempo, mas cresceu na segunda etapa e conseguiu uma importante vitória que lhe deu a liderança do grupo A3

postado em 04/09/2011 17:56 / atualizado em 04/09/2011 19:14

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Com um segundo tempo muito superior ao primeiro, o Santa Cruz conseguiu bater o Porto, na tarde deste domingo, no Arruda, pelo placar mínimo: 1 a 0. A vitória trouxe de volta  a liderança ao Tricolor, que com 12 pontos está muito próximo de garantir a um empate de garantir a classificação. Já o Gavião, com cinco pontos, é o lanterna do grupo está eliminado da Série D.

 

Limitado, sonolento e apático no primeiro tempo, o Mais Querido foi para os vestiários sob uma sonora vaia da torcida. Acordado pela cobrança dos torcedores, o Santa voltou vibrante e organizado no segundo tempo. Duas alterações realizadas pelo técnico Zé Teodoro foram fundamentais para mudar a história do jogo. Bismarck e Jefférson Maranhão, autor de um golaço, entraram nos lugares de Ricardinho e Leandrinho na etapa final e foram os principais responsáveis pelo êxito que deu tranquilidade para que o time siga em busca da classificação com tranquilidade.


O primeiro tempo começou feio. Santa Cruz e Porto pareciam disputar quem conseguiria errar mais passes no jogo. Desentrosado e repleto de desfalques, o Mais Querido não conseguia armar as jogadas com o mínimo de qualidade sequer. O Porto, mais preocupado em se defender, parecia gostar do nível técnico da partida. Com o elenco desfigurado por quatro desfalques, o técnico Zé Teodoro resolveu surpreender e escalou o time com três atacantes: Thiago Cunha, Ricardinho e Flávio Caça-Rato. Não deu muito certo. Apenas Cunha demonstrava alguma lucidez quando pegava na bola. Mesmo improvisado na ala esquerda, o lateral-direito Roma era um dos poucos a buscar o jogo com eficiência. Ainda assim, no fim da primeira etapa, o comandante coral resolveu deslocá-lo de volta para a ala direita. No meio de campo, Leandrinho era uma peça praticamente nula e a torcida coral, que chegou disposta a apoiar o time, começou a se irritar com os contantes erros.

Para se ter uma ideia de como o 0 a 0 no primeiro tempo era previsível diante do mal futebol apresentado pelos times, o primeiro chute a gol só saiu aos 15 minutos. Jefferson Renan invadiu a área e soltou o pé para a boa defesa de Tiago Cardoso. Já o Santa, só deu o primeiro bom chute aos 20 minutos. Thiago Cunha se livrou da marcação e chutou. A bola passou rente à trave. O jogo seguia truncado e prevalecia a marcação e o mal futebol. Novas chances de gol somente aos 41 e aos 45 minutos. Primeiro, Roma entrou na área e cruzou para Thiago Cunha, que não conseguiu chegar na bola e perdeu a chance de abrir o placar. Em seguida, foi a vez de Ricardinho, que recebeu lançamento de Flávio Caça-rato. Na jogada, a zaga do Porto falhou o corte e a bola sobrou limpa para Ricardinho landar para as nuvens.

Na segunda etapa, o jogo começou bem melhor. Zé Teodoro tirou osapagados Leandrinho e Ricardinho para as entradas de Jefférson Maranhão e Bismarck. O Tricolor melhoraria no jogo, mas quem deu o cartão de boas vindas foi o Gavião. No primeiro minuto, Lalá soltou uma bomba do meio da rua e Tiago Cardoso espalmou para escanteio. No minuto seguinte, veio a resposta do Santa com uma perigosa cabeça de Flávio Caça-Rato. Aos cinco minutos, Maranhão soltou uma bomba da entrada da área e o goleiro Emanuel salvou com a ponta do dedo. O Santa cresceu no segundo tempo e a torcida chegou junto com o time.

Acuado em campo, o Porto buscava sair no contra-ataques. Afobado, o time caruaruense não conseguia se entender no ataque e não oferecia perigo à defesa coral. Superior, o Santa Cruz começou a rodar a bola e acertar mais passes. E com o time mais organizado, não demorou muito para os espaços aparecerem e o Tricolor conseguir abrir o placar. Aos 14 minutos, Flávio Caça-Rato puxou a jogada e lançou Jefférson Maranhão. O habilidoso prata da casa coral matou a bola, puxou um zagueiro do Gavião e colocou a bola com categoria no ângulo. Golaço, que deu ainda mais tranquilidade ao time.

Aos 22 minutos, Bismarck lançou Flávio que tentou encobrir o goleiro e por pouco não faz um bonito gol. Aos 32 minutos, Altemar cruzou e Popó cabeceou a queima roupa para uma defesa milagrosa de Tiago Cardoso. Aos 37 e aos 38, Flávio Caça-Rato viu o zagueiro Sandro Miguel tirar a bola em cima da linha em duas jogadas distintas de cabeça e em um chutaço. Ainda deu tempo para Moisés e Altemar serem expulsos pelo Porto. O placar não seria mais alterado e a massa coral foi para a casa feliz com a vitória.

SANTA CRUZ 1

Tiago Cardoso; Roma, André Oliveira, Everton Sena e Chicão; Jeovânio, Memo e Leandrinho (Bismarck); Thiago Cunha (Kirus), Ricardinho (Jefférson Maranhão) e Fávio Caça-Rato. Técnico: Zé Teodoro.

PORTO 0

Emanuel; Aílton, Moisés, Sandro Miguel e Altemar; Renan (Popó), Vágner Rosa, Toritama (Diego Costa) e Jéferson Renan; Lalá e Alex Caruaru (Manuel Recife). Técnico: Laélson Lima

Local: Estádio do Arruda. Árbitro: Nielson Nogueira (PE). Assistentes: Erich Bandeira e Paulo Steffanello (Ambos de PE). Gols: Jefférson Maranhão. Cartões amarelos: Vágner Rosa, Moisés, Aílton (P); Fávio Caça Rato (SC). Cartões vermelhos: Moisés e Altemar (P) Público: 27.746 Renda: R$ 259.602