Santa Cruz

VIOLÊNCIA

Audiência de instrução e julgamento do processo do torcedor morto por um vaso inicia hoje

Três pessoas respondem pelo assassinato de Paulo Ricardo Gomes da Silva

postado em 17/12/2014 08:29 / atualizado em 17/12/2014 09:36

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP/D.A Press
Dificilmente o procedimento será concluído nesta quarta-feira. O mais provável é que, por conta do número de testemunhas e acusados - além das análise de provas, possíveis ouvidas de peritos, acareações e alegações finais -, seja apenas o primeiro passo do fim. Mas será dado. Às 13h30, tem início a audiência de instrução e julgamento do processo do homicídio do soldador naval Paulo Ricardo Gomes da Silva, 26 anos, que morreu ao ser atingido por uma bacia sanitária jogada da arquibancada do Arruda em 2 de maio deste ano.

Os três acusados do homicídio qualificado são Everton Felipe Santiago de Santana, 23; Luiz Cabral de Araújo Neto, 30; e Waldir Pessoa Firmo Júnior, 34. O primeiro foi preso três dias após o crime, a partir de informações do Disque Denúncia. Os outros dois foram detidos no dia 8 de maio. Todos estão no Cotel. Eles devem comparecer a audiência, mas, como a ouvida dos acusados é uma das últimas fases do procedimento, é bem provável que só sejam interrogados no próximo ano, na continuidade do procedimento - em data ainda a ser definida.

 

Essa é, pelo menos, a expectativa dos advogados de defesa. “Serão ouvidas todas as testemunhas de acusação e depois as da defesa. Dificilmente, o Ministério Público conseguirá apresentar as alegações finais amanhã (hoje). É um caso complexo. Talvez, nem todas as testemunhas sejam ouvidas e a audiência pode até ser adiada”, afirmou Jurandir Alves, advogado de Waldir.

Defensor de Everton Felipe, o advogado Adelson José da Silva acredita que a definição do juízo da audiência se prolongará. “Amanhã (hoje) será uma audiência de instrução. Iremos ouvir as testemunhas e, se der tempo, ele será ouvido. Caso não dê, uma nova audiência terá que ser marcada e se isso ocorrer deve ser só para o ano que vem”, afirmou.

Família
Tio de Paulo Ricardo, Tiago Valdevino estará presente hoje, no Fórum Joana Bezerra. Segundo ele, a proximidade da audiência abalou ainda mais a mãe de Paulo Ricardo, Joelma Valdevino. “Todos os dias ela lembra do que aconteceu. Ela não sabia que a audiência seria nesta semana. Ela soube ontem (segunda-feira) e ficou muito nervosa com a notícia. Como a audiência é fechada, não deve ir todo mundo, mas irei com o pai de Paulo”, contou Tiago.

Cronologia
2/5/2014
Paulo Ricardo Gomes da Silva, 26 anos, é atingido por um vaso sanitário arremessado pelo anel inferior do Arruda - foram arremessados dois vasos. O soldador naval morreu na hora. Outras três pessoas ficaram feridas. Paulo era torcedor do Sport e foi ao Arruda para “torcer” para o Paraná. Trata-se, na verdade, de uma prática comum entre organizadas aliadas, como é o caso das facções do Sport e Paraná - uma comparece ao jogo da outra em partidas em que atuam como visitante.

3/5/2014
O Superesportes entra no Arruda e encontra os banheiros de onde foram arrancados os vasos sanitários. Constata que os agressores andaram mais de 100 metros com as duas bacias para chegarem ao ponto de ontem, supostamente, teriam atirado as bacias no chão.

4/5/2014
Paulo Ricardo é enterrado no cemitério de Santo Amaro.

5/5/2014
O primeiro suspeito de ter participado da ação criminosa é preso. Trata-se de Everton Felipe Santiago de Santana, 23 anos. A polícia chegou até ele por conta de uma denúncia anônima. Em seu celular, a polícia encontrou conversas de WhatsApp com familiares em que ele falava do receio de ser preso. Havia também diálogos com amigos, pedindo para que ninguém entregasse ninguém. Além disso, imagens do circuito interno do Arruda flagraram o momento em que o torcedor saiu do estádio após cometer o crime. Diante dos indícios, Everton acabou confessando o crime.

6/5/2014
O Diario de Pernambuco mostra na capa uma foto de Everton Felipe participando de uma briga entre as organizadas do Santa Cruz e CRB no estádio Rei Pelé, em Maceió, em fevereiro de 2014. A manchete “Tarde demais” lamentava o fato de que, se as autoridades houvessem tomado uma atitude mais enérgica para punir os envolvidos, a tragédia no Arruda poderia ter sido evitada.

8/5/2014
Os outros dois suspeitos de participar do assassinato de Paulo Ricardo são presos. Luiz Cabral de Araújo Neto, 30 anos, foi preso no município de Monte das Gameleiras, no Rio Grande do Norte, no início da manhã, e levado à sede do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). À noite, Waldir Pessoa Firmo Júnior se entregou na sede do DHPP acompanhado de familiares e do seu advogado. Os dois foram encaminhados ao Cotel, onde os três estão até hoje.

12/5/2014
A Polícia Civil realizou a reconstituição do crime. Participaram dois dos suspeitos da morte de Paulo Ricardo: Everton Felipe e Luiz Cabral de Araújo. Waldir Firmo recusou-se a participar. A reconstituição durou duas horas e serviu, segundo a polícia, para delimitar a participação de cada um no crime. Muitas pessoas acompanharam a simulação, e demonstraram revolta, gritando por “justiça”.

O que a reconstituição mostrou?
Os suspeitos deixaram o Arruda pelo portão nove, ainda com o jogo em andamento, e retornaram pelo dez, que dá acesso ao anel superior por uma rampa. A intenção era atirar pedras da torcida rival, que estava brigando com a facção tricolor.

Como não encontraram pedras, eles foram ao banheiro feminino e arrancaram as duas bacias sanitárias de um dos banheiros femininos. Eles caminharam pelo corredor do anel superior, por mais de 100 metros, até o ponto onde jogaram. Luiz Cabral jogou uma. Waldir Firmo, a outra.

26/5/2014

A Justiça recebe a denúncia do Ministério Público contra os três suspeitos com base no art. 121, 2º, incisos II e IV: homicídio qualificado por motivo fútil e cometido em situação de emboscada, mediante recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido. A pena prevista varia de 12 a 30 anos.

30/7/2014

A Justiça marca a audiência de instrução e julgamento para esta quarta-feira.

Diario de Pernambuco