Santa Cruz

SANTA CRUZ

Após conquista, Danny Morais exalta a mística coral: "Deixou chegar, o Santa Cruz leva"

Zagueiro revelou comentário de Tiago Cardoso e Renatinho ainda no PE2015

postado em 01/05/2016 20:15 / atualizado em 01/05/2016 20:45

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Ricardo Fernandes/DP
O Santa Cruz esteve na iminência de ser eliminado da Copa do Nordeste. Chegou à última rodada da fase de grupos precisando de uma vitória contra o já classificado Bahia para não depender de ninguém. Perdeu. Para seguir adiante na competição regional, o Tricolor teve que fazer cálculos. E foi na base das contas que só passou para as quartas de final como o segundo dos três melhores segundo colocados. Para os jogadores corais, um mero detalhe. Irrelevante. O importante era mesmo estar entre os finalistas do torneio. Até porque, como fez questão de frisar o zagueiro Danny Morais logo após a conquista do título do Nordestão, o Santa Cruz é um time de chegada.

O mau início de temporada fez com que o time do Santa Cruz caísse em descrédito. Sem conseguir repetir as boas atuações que reconduziram o clube à elite do futebol nacional, a equipe coral patinava tanto no Campeonato Pernambucano, quanto na Copa do Nordeste. A classificação no torneio regional só veio na rodada final e com o regulamento debaixo do braço. Nas quartas de final e já sob o comando de Milton Mendes, uma nova equipe coral passou a entrar em campo. Moralizada, determinada e convicta de suas próprias foças. Confiante no peso da camisa tricolor nos momentos de decisão.

O zagueiro Danny Morais recordou o que aconteceu ano passado, quando os corais empataram por 1 a 1 com o Sport, na Ilha do Retiro. Na ocasião, o Santa Cruz também chegaria à fase final do Estadual desacreditado. E foram dois jogadores que viveram todo o período de ressurgimento do clube, Tiago Cardoso e Renatinho, que resgataram a autoestima do elenco na ocasião. Demonstração de confiança que serviu de ânimo para o defensor e todo o grupo nesta fase decisiva do Nordestão. Uma exaltação à força da camisa tricolor. O poder simbólico da mística coral. “Quando nos classificamos para a fase final do Pernambucano, contra o Sport com um empate, os jogadores mais antigos como Tiago Cardoso e Renatinho, disseram. Deixou chegar, o Santa Cruz leva”, afirmou. “A gente não se apega a isso, claro. Tudo é fruto de muito trabalho. Mas esta mística se fez valer mais uma vez. Não foi fácil, claro. Nada para o Santa Cruz é fácil. Mas fomos campeões”, declarou, sem conter a euforia com a conquista do título inédito na história do clube.

Danny Morais ainda ressaltou a beleza da festa na decisão do Nordestão. Gaúcho, o defensor admitiu que no Sul do país não se tem a noção exata da paixão do nordestino pelo futebol e por seus clubes. Algo que ele não esperava ver nesta decisão, em Campina Grande, interior da Paraíba. “Este estádio estava lindo. Uma digna final do Nordeste”, destacou.