Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz convive com baixo rendimento de meias e poucas opções para a posição

Meias só tiveram participação direta em gols em cinco dos 11 jogos do Tricolor em 2017; nos três últimos, passaram em branco e evidenciaram carência

postado em 17/03/2017 08:10 / atualizado em 17/03/2017 08:18

Ricardo Fernandes/DP
Não foi à toa que o setor ofensivo do Santa Cruz pouco produziu na derrota no Clássico das Emoções, pela Copa do Nordeste. Muito da inoperância do ataque no 1 a 0 sofrido para o Náutico entra na conta no meio de campo. A falta de um meia capaz de organizar um time, uma referência técnica. Ausência sentida não só diante do Timbu, mas em outras partidas do ano. Nos últimos três jogos, o setor de criação coral passou em branco em termos de gols e assistências. Principal articulador neste início de temporada, Léo Costa não está conseguindo repetir as suas primeiras atuações pelo Tricolor. Começou o ano balançando as redes três vezes em três jogos (o primeiro em amistoso com o Paysandu, pela Taça Asa Branca), mas parou de fazer gols e de render como antes. Sofreu uma lesão na coxa esquerda que o tirou de três partidas e vive num hiato até agora.

Queda de rendimento não suprida pelos reservas. As opções, aliás, são escassas. Thiago Primão não tem agradado e só foi utilizado uma vez por Eutrópio como meia de ligação - na vitória por 2 a 0 sobre o Uniclinic-CE, em Horizonte. Em todas as outras, exerceu um papel mais aberto no lado direito do campo. O prata da casa Marcílio é ainda considerado muito “verde” pelo treinador para tamanha responsabilidade. Mesmo caso de Williams Luz.

O cenário fez o treinador ensaiar algumas improvisações. Na ausência de Léo Costa, Thomás chegou a ser utilizado como principal articulador, na sequência de jogos contra Sport, Uniclinic e Salgueiro. Teve uma atuação regular. Vem atuando “na sua”, como atacante de beirada. Quem está sendo utilizado agora é o veterano Júlio Sheik. O atacante vem treinando no setor de meio de campo. Porém, o improviso está longe de ser o remédio para a carência.


Reforços

A situação já gera a preocupação em reforçar o setor para o restante da temporada. Os dirigentes não negam que precisam de uma peça para a posição, apesar de garantir que o assunto não está sendo tratado no momento. A hipótese de contratar alguém ainda para o restante do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste só acontecerá se um negócio vantajoso aparecer. Caso contrário, este jogador deve desembarcar no Arruda apenas para a Série B do Brasileiro. Importante lembrar que nenhuma desas opções do elenco atual encabeçava a lista de reforços do setor. Esse status era de Bady, meia que disputou a última Série A pelo Figueirense. O Santa Cruz chegou perto de concretizar a negociação, mas o atleta acabou indo para o Gençlerbirligi, da Túrquia. Entre os recentes oferecidos está o veterano Léo Lima, ex-Vasco, Grêmio e São Paulo. Mas a direção vê a negociação com maus olhos devido à idade avançada do atleta (35 anos) e ao seu alto custo.

Participação dos meias em gols do Santa Cruz em 2017:


Campinense 1 x 1 Santa Cruz

- Gol de pênalti de Léo Costa

Náutico 1 x 1 Santa Cruz
- Gol de falta de Léo Costa

Central 2 x 4 Santa Cruz

- Assistência de Léo Costa, de falta, para gol de Everton Santos
- Levantamento de Léo Costa a partir de falta, defesa do Central
afasta e Everton Santos pega rebote para fazer o gol

Santa Cruz 4 x 0 Uniclinic

- Após cobrar escanteio, Léo Costa encontra Halef Pitbull, que faz gol

Santa Cruz 1 x 1 Sport

- Thomás (que atuava como meia) pega mal na bola e Halef Pitbull faz gol

Uniclinc 0 x 2 Santa Cruz
- Assistência de Thiago Primão e gol de Thomás.

11
Jogos na temporada


5
Jogos sem participação direta dos meias em gols


3
Gols de meias
(2 de Léo Costa e 1 de Thomás *)

* Thomás fez mais 1 como atacante

5
Assistências
(3 de Léo Costa, 1 de Thomás** e 1 de Thiago Primão)

** Thomás deu mais 2 assistências como atacante