Santa Cruz

SANTA CRUZ

Ganhos e perdas: as dúvidas sobre a montagem da dupla de zaga do Santa Cruz

Com volta de Bruno Silva após lesão, concorrência na posição se acirrou e Jaime ou Anderson Salles podem ir para a reserva do time de Vinícius Eutrópio

postado em 21/03/2017 08:35 / atualizado em 21/03/2017 08:54

Rodrigo Baltar/Santa Cruz
Ganhar uma arma na bola parada ou ter zagueiros mais entrosados? A definição da zaga do Santa Cruz para o confronto desta quarta-feira contra o Campinense, no Arruda, passa por essa pergunta. Titular da posição, Bruno Silva se recuperou de lesão na coxa esquerda que o afastou de dois jogos e já pode voltar a entrar em campo na partida que vale vaga nas quartas de final da Copa do Nordeste. Mas há um dilema. O substituto dele, Anderson Salles, embora com atuações discretas na defesa, mostrou-se uma potencial arma ofensiva ao confirmar o seu talento nas bolas paradas. Agora, tem chance de seguir na equipe de cima.

Anderson Salles não ganharia necessariamente o lugar de Bruno Silva. Jaime também pode ser sacado do time. Ontem, o técnico Vinícius Eutrópio fez essa mudança na segunda parte do treino. Numa análise fria e crua sobre a quantidade de gols sofridos pelo Santa Cruz, a dupla com melhores números absolutos é justamente a formada por Bruno e Salles, que não deixaram o Tricolor ser vazado nas duas partidas que jogaram juntos. Pesa também a favor desta escalação o fato de Jaime, individualmente, ainda não ter agradado a torcida.

No entanto, o retrospecto de Bruno Silva e Jaime lado a lado está longe de ser ruim. Eles detêm menos de um gol sofrido por partida. Juntos, jogaram em sete das 12 partidas do Santa Cruz no ano. Ganharam um entrosamento suficiente para o comandante quase nunca ter mexido na posição antes da contusão de Bruno (além dos dois últimos jogos, Salles jogou outras duas vezes como titular só por causa de suspensão de Jaime).

 

Mas sempre quando esteve em campo, Salles se mostrou um notável cobrador de bolas paradas e uma grande "sombra" para os outros dois concorrentes da posição. No último sábado, marcou um gol de falta no estádio do Arruda, na goleada por 5 a 1 sobre o Central. Já havia feito outro da mesma forma sobre a mesma Patativa no duelo de ida do Estadual, na Arena de Pernambuco. Já ganhou até elogios de Eutrópio por ser um especialista no fundamento.


Primeira peça do sistema defensivo do Santa Cruz, o goleiro Julio Cesar garante que estará seguro com qualquer uma das três possíveis duplas. "Fico tranquilo independentemente de quem jogue. Cada um tem a sua característica. O Jaime é mais de pegada, o Bruno é muito mais técnico, de saída de bola, de marcação forte também. O Salles é meio que os dois. Acho que a gente está muito bem servido na função. Para mim, tanto faz", falou o camisa 1.

As possíveis duplas de zaga do Santa Cruz

Salles e Jaime: 2 gols sofridos em 2 jogos (média de 1 por jogo)
Bruno Silva e Jaime: 7 gols sofridos em 8 jogos (média de 0,8 por jogo)
Bruno Silva e Salles: nenhum gol sofrido em 2 jogos