Santa Cruz

SANTA CRUZ

Perto de classificação, técnico do Santa Cruz projeta poupar jogadores na última rodada

Podendo se classificar até com um empate, Roberto Fernandes tem estratégia traçada para o caso de o Tricolor chegar à última rodada com G4 sacramentado

postado em 31/07/2018 08:18 / atualizado em 31/07/2018 08:19

Paulo Paiva/DP
Com 24 pontos, ocupando a terceira colocação e ostentando o melhor saldo de gols do Grupo A, o Santa Cruz está a um passo de conquistar a classificação para as quartas de final da Série C. Após a golear o Confiança no último sábado por 4 a 1, no Arruda, o Tricolor pode se garantir matematicamente na próxima fase do Campeonato Brasileiro até com um empate diante do Juazeirense, no próximo domingo, no estádio Adauto Moraes, em Juazeiro. Para tanto, é preciso fazer as contas. Caso tudo dê certo para o Mais Querido, o técnico Roberto Fernandes já tem em mente toda uma estratégia traçada.

O intuito do treinador coral é o de poupar alguns atletas na última rodada, no dia 11 de agosto, contra o Salgueiro. Atletas que vêm jogando no sacrifício, caso por exemplo do atacante Robinho (poupado nas últimas semanas com dores no tornozelo) e o lateral direito Vítor (com 35 anos, constantemente poupado com cansaço muscular), seriam poupados para ganhar um fôlego extra para os mata-matas em seguida. Essa possibilidade passa diretamente pelo desempenho do Santa Cruz no interior da Bahia.

Afinal, com uma vitória fora de casa, as chances de não classificação do time seriam remotas. E a vírgula na classificação se resumiria a apenas um adversário: o ABC. Com 24 pontos, três a mais que o time potiguar, quinto colocado, o Santa Cruz tem o mesmo número de vitórias do rival e um saldo positivo de oito gols, contra um saldo negativo de três dos abecedistas. Com mais uma vitória, levando em consideração que o ABC vença o vice-líder Náutico em plena Arena de Pernambuco, o Tricolor iria para a última rodada precisando de um empate para se fincar de vez no do G4 e, consequentemente, na fase seguinte.

"O ideal era que a gente tivesse pelo menos uma vitória a mais para que a gente pudesse com mais três pontos consolidar a classificação (independentemente de outros resultados), mas o saldo que fizemos foi fundamental e vamos para Juazeiro com esse espírito de tentar, dependendo de como for a rodada, voltar para o Recife já classificados para fazer jogo com Salgueiro mais tranquilos", afirmou Roberto Fernandes.

Além da hipótese da classificação com a vitória, o Santa Cruz ainda pode avançar na competição com um empate com o Juazeirense. Nesse caso, seria necessário uma combinação mais abrangente, com a torcida para que ABC, Globo e Confiança não vençam seus jogos na penúltima rodada.  "Se a gente chegar a última rodada classificados, vamos então buscar uma classificação melhor (dentro do grupo) e ver a administração de elenco para dois jogos do mata-mata. Do mesmo jeito não tinha desespero quando caímos para o quinto lugar, também não tem euforia porque estamos em terceiro. Vão ser jogos decididos nos detalhes as duas últimas rodadas e vamos para duas decisões", pontuou o técnico.

Chance de classificação do Santa Cruz
90,4%

Possibilidade de classificação
com uma vitória nesta rodada
90%

Cenários que classificam 
o Santa Cruz nesta rodada...

...Com uma vitória em Juazeiro
Basta que o ABC não vença o Náutico na Arena de Pernambuco

...Com um empate
Torcer para que ABC, Globo e Confiança não vençam na rodada

...Com uma derrota
Não há chance de classificação antecipada

Fonte: Chance de Gol.