Santa Cruz

SANTA CRUZ

Denunciado por críticas ao gramado do Áureo Bradley, Leston Júnior será julgado no TJD

Se condenado, técnico do Santa Cruz pode pegar gancho de uma a seis partidas

postado em 07/02/2019 11:21

Léo Malafaia/Esp. DP FOTO
As críticas feitas pelo técnico Leston Júnior ao gramado do estádio Áureo Bradley, em Arcoverde, onde o Santa Cruz jogou contra o Flamengo-PE, pela 2ª rodada do Estadual, podem custar caro ao Tricolor do Arruda. O treinador foi denunciado por infringir o artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e será julgado na noite desta quinta-feira, no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), localizado na capital pernambucana. Caso seja condenado, o comandante coral pode pegar gancho de até seis partidas. 

O artigo em questão fala sobre “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras”. Segundo o advogado do Santa Cruz, Pedro Avelino, a denúncia seria algo inusitado e com poucas chances de condenação ao treinador e que teria como o objetivo de censurar uma opinião.

“Acho improvável que o TJD aplique a punição. O artigo em que Leston foi denunciado é algo abstrato. Nosso sentimento é que a denúncia é uma censura por uma opinião, a qual ele tem a liberdade para fazer, pois, foi uma crítica que foi feita para preservar os atletas do clube devido ao péssimo estado do gramado.”

Em caso de condenação, Leston Júnior poderia pegar gancho entre uma e seis partidas, mesma punição vigente para jogadores, comissão técnica e dirigentes que sejam enquadrados neste artigo. No caso de pessoas externas que venham a ser enquadradas e punidas pelo mesma violação, a punição vai de 15 a 180 dias. 

Após a partida da última quarta-feira, contra o Petrolina, o executivo de futebol do Santa Cruz, teceu críticas a denúncia feita ao treinador coral. “Hoje se você for claro, for verdadeiro por algumas coisas, você acaba sendo punido. O Jurídico do clube está atento quanto a isso. Era algo para não estarmos nos preocupando, pois temos um clássico e uma semana decisiva. Temos o Sinop, temos o Sport, no dia 17 e vamos ter que nos preocupar, inclusive com o horário, que é às 18h30. Vamos ter que mudar o esquema de treinamento. Até no dia a dia vão nos prejudicar, mas as pessoas que podem responder por isso já estão atentas aos detalhes.”

Procurada pela reportagem do Superesportes, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), através de seu diretor de competições, Murilo Falcão, se isentou da acusação. “Não tenho conhecimento da denúncia. Vai ser tudo com o Tribunal”, afirmou.