Santa Cruz

SANTA CRUZ

Leston Júnior enxerga margem para melhora no Santa Cruz e valoriza trabalho feito na base

Treinador ainda vê a equipe longe do ideal para a Série C, comenta invencibilidade em clássicos no ano e elogia atacante Elias

postado em 18/03/2019 08:30 / atualizado em 18/03/2019 09:04

<i>(Foto: Bruna Costa/ Esp. DP)</i>
Com o empate em mais um jogo contra o Náutico no último domingo - desta vez pela última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano -, o Santa Cruz completou a 17ª partida em 2019. Mesmo enfatizando a importância da invencibilidade em clássicos, o técnico Leston Júnior, ao fazer um pequeno balanço do time na temporada, disse enxergar a equipe ainda longe "no que diz respeito ao que vai ser o brasileiro". 

"Nós começamos um trabalho do zero e montamos um elenco do zero, ainda com muito ajustes para fazer, a nível de qualificação do elenco. Hoje nada é parâmetro para o brasileiro. O que hoje mostra é o equilíbrio. Nós fizemos quatro clássico em três meses e estamos invicto em clássico. E isso é um fator positivo. Positivo porque um dos empates valeu a classificação na Copa do Brasil. Houve a vitória sobre o Sport, e dois empates: um pela Copa do Nordeste e hoje contra o Náutico (no estadual), ambos nos Aflitos. Então eu entendo que o saldo nos clássicos é positivo, mas ainda é insuficiente para aquilo que nós queremos para a temporada como um todo", afirmou.

Citando os jogadores oriundos da base coral utilizados até o momento da temporada, o treinador enalteceu o trabalho feito com os pratas e pediu calma na abordagem feita com eles.

"Muito se pediu na minha vinda para oportunizar a base. E está aí Elias, (Augusto) Potiguar, o Ítalo, o João Victor. Hoje veio para o banco o Matheus, que é do sub-20. Só que principalmente com esses garotos é preciso ter paciência, tranquilidade. Quando errar, proteger; quando jogar mal, não vir aqui expor”, pontuou. “Já pensou se eu vier aqui, publicamente, eu que sou comandante, o cara que esses caras tem como porto seguro, vir aqui e falar ‘jogou mal, não jogou nada’!?. Cara, aí não tem como. Ou seja, as cobranças, as correções, a gente faz lá internamente. O que precisa melhorar, aquilo que pode crescer, aquilo que tá bom. E os meninos, a gente tem que ter um cuidado ainda mais especial”. 

Além disso, o técnico destacou o atacante Elias, que, com quatro gols em 2019, é o principal nome formado no Arruda neste ano. Contudo, lamentou não poder dar uma atenção especial ao jogador por conta da maratona recente de jogos - o Santa Cruz segue vivo no Estadual, na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. 

"Elias é um deles (que necessita de um cuidado especial), que a gente tem que dar tranquilidade, passar confiança, tem que ajudar a achar um caminho para que ele possa se reinventar um pouco. Porque hoje todo mundo já sabe qual a principal ação dele. Se você lembrar, quando começou o ano, todas que ele ia para dentro, a cobertura estava longe. Hoje a cobertura já aproxima. Hoje a gente roda a bola e ela chega no Elias, o zagueiro já aparece para cobertura. Então a gente tem que ir ajustando, só que o problema é que a gente não está treinando, e aí aumenta ainda mais a dificuldade, principalmente dos mais jovens", concluiu.