Santa Cruz

SANTA CRUZ

De virada, Santa Cruz perde para o Ceará e não consegue classificação antecipada na Copa NE

Tricolor perdeu a chance de se classificar antecipadamente e encara o Confiança na próxima rodada do regional

postado em 23/03/2019 17:59 / atualizado em 23/03/2019 18:40

<i>(Foto: Mauro Jefferson/Ceara)</i>
A tarde memorável do goleiro Anderson, não foi suficiente para evitar a derrota do Santa Cruz para o Ceará, na Arena Castelão, pela sétima rodada da Copa do Nordeste. Apesar de ter saído na frente na primeira etapa, o Tricolor não conseguiu evitar a virada do Vozão. Com um volume de jogo muito maior, o Ceará encurralou a equipe pernambucana na segunda etapa e venceu o duelo por 2 x 1. Desta forma, o Tricolor não conseguiu se classificar antecipadamente em Fortaleza. Na próxima rodada do certame, o Mais Querido enfrenta o Confiança, no Arruda.
 
Sem tempo para lamentar, o Santa Cruz precisa voltar a se concentrar no Campeonato Pernambucano. Já nesta quarta-feira, o Tricolor entra em campo pelas quartas de final do certame, contra a equipe do Afogados, no Arruda. Caso vença, o Mais Querido avança às semifinais.
 

O Jogo

Sem poder contar com o atacante Pipico, vetado de última hora com dores no tornozelo, o técnico Leston Junior depositou a esperança de gols da equipe em Guilherme Queiroz, seu substituto para a partida. O treinador também optou por utilizar Augusto no lugar de Elias Carioca, já que o jovem atacante vinha caindo de rendimento nos últimos jogos do Tricolor. 

Como esperado, o mandante da partida, o Ceará, tomou a iniciativa na partida. Logo aos sete minutos de jogo, o Vozão teve sua primeira chance após bom cruzamento de Samuel Xavier para Roger, porém João Victor conseguiu afastar. No entanto, o Tricolor não se intimidou e foi para cima. Por pouco o Santa não abriu o placar após duas ótimas chegadas. Na primeira, Augusto tentou encobrir Richard, mas chutou em cima do goleiro e não foi feliz. Em seguida, o atacante arrancou do meio de campo e deu um bom passe para Guilherme Queiroz, o volante Allan Dias já chegava para completar o cruzamento, quando Fabinho interceptou a bola. 

Com boas chances criadas em sequência, o gol do Tricolor estava maduro. No lance seguinte, aos dez minutos, em cobrança de escanteio de Luiz Felipe, Bruno Ré cabeceou no canto esquerdo do gol de Richard e abriu o placar no Castelão. Sair na frente na casa do adversário era o cenário ideal para o Mais Querido. 

Atrás do placar, em jogo movimentado, o Ceará reagiu. Aos 20 minutos, Juninho arrancou da intermediária e avançou até a entrada da pequena área. O meia soltou uma bomba e o goleiro Anderson fez grande defesa. O Vozão tentava pressionar o Tricolor e empurrar o time pernambucano para o seu campo de defesa. Aos 27, Anderson foi novamente acionado após boa finalização de Felipe Baixola dentro da área. 

A partida no Castelão era aberta e ambas equipes conseguiam criar jogadas de ataque. O goleiro Anderson virou uma gigante aos 39 minutos, ao defender uma cabeçada à queima roupa de Roger. Com o Ceará se lançando ao ataque, o Santa se aproveitava dos contra-ataques. Aos 41, o Ceará teve uma grande oportunidade para empatar, novamente com Roger, mas o atacante bateu para fora. Desta vez, Anderson apenas observou.

Segundo tempo

Para a segunda etapa, o técnico Lisca voltou com duas mudanças na equipe do Ceará. Após desperdiçar várias oportunidades no primeiro tempo, Roger deu lugar a Ricardo Bueno, ex Santa Cruz. Mais agudo, Wescley entrou no lugar de Ricardinho. Com as novas peças, o Vozão continuou buscando o empate e pressionando como no fim do primeiro tempo. O goleiro Anderson seguia impecável na partida, disparado o melhor jogador do Santa em campo. Aos 3 minutos, Felipe Baixola recebeu cruzamento e cabeceou forte, no alto, mas Anderson operou um verdadeiro milagre.
 
O goleiro tricolor foi finalmente vencido em cobrança de falta de Thiago Carleto aos cinco minutos . A bola passou entre a barreira formada pelos jogadores do Santa Cruz e enganou Anderson. Tudo igual no Castelão. Após o empate, a equipe cearense passou a ter o domínio da partida e parecia mais perto do segundo gol do que o Santa Cruz. A defesa do Mais Querido não encaixava e tomou vários sustos. Aos 20 minutos, Ricardo Bueno chegou a marcar para o Vozão, mas a arbitragem assinalou impedimento do atacante. A esta altura, o Tricolor não conseguia mais encaixar contra-ataque, errava muitos passes e sofria para se defender. 

Em tarde memorável, Anderson segurou o empate aos 28 minutos com mais uma grande defesa. Baixola recebeu dentro da pequena área, fez o giro e chutou forte, era gol certo, mas o goleiro Tricolor operou (mais um) milagre e espalmou a bola para escanteio. Vencer o goleiro era o grande desafio do Vozão. Aos 38, Anderson fez defesaça após cabeceio de Ricardo Bueno. Finalmente, aos 41, Ricardo Bueno venceu seu duelo particular com Anderson e marcou o gol da virada do Vozão.

Ficha do Jogo 

Santa Cruz 

Anderson, Cesinha, William e João Victor, Ítalo Henrique, Bruno Ré, Luiz Felipe (Patrick Vieira), Diego Lorenzi, Allan Dias,Guilherme Queiroz (Elias Carioca), Augusto (Charles). Técnico: Leston Junior
 
Ceará
 
Richard, Samuel Xavier, Valdo, Luís Otávio, Thiago Carleto, Fabinho, Juninho, Ricardinho (Wescley), Felipe Baixola, Chico (João Paulo), Roger (Ricardo Bueno) Técnico: Lisca


Local: Estádio Castelão, Fortaleza
Árbitro:Ricarle Gustavo Gonçalves da Silva
Árbitros assistentes: Carlos Eduardo Bregalda Gussen e Luanderson Lima dos Santos
Gols: Bruno Ré (10 min 1T), Thiago Carleto (5 min 2T), Ricardo Bueno (41 min 2T)
Cartões Amarelos:  Guilherme Queiroz (S), Allan Dias (S), Fabinho ( C ), Augusto (S)