Santa Cruz

SANTA CRUZ

Tempo curto para treino, equipe já eliminada e mais: as vantagens do Santa sobre o River-PI

Adversário do Tricolor na última rodada da 1ª fase do Nordestão reformulou grande parte do elenco e terá menos de 10 dias para adequar equipe a jogo

postado em 09/07/2020 08:00 / atualizado em 09/07/2020 08:21

(Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)
Dentro de campo tudo pode acontecer. Mas o jogo de Santa Cruz e River-PI, pela última rodada da primeira fase da Copa do Nordeste - que teve seu retorno marcado para o dia 21 deste mês -, apesar de não ter ainda uma data definida, conta com vários fatores favoráveis ao Tricolor. E que podem ser determinantes para a torcida da Cobra Coral se permitir sonhar com uma vaga para as quartas e, de quebra, embolsar R$ 300 mil pela classificação.  

O primeiro ponto é o que mais salta os olhos e mostra o abismo entre as equipes: o tempo para treinamentos. Isso porque o time piauiense ainda não retomou os trabalhos presenciais com o elenco. Ou seja, desde a paralisação dos jogos, o Galo Carijó está a mais de três meses sem nenhuma atividade. O decreto do Governo do Piauí terminou na última segunda-feira (6), mas o futebol está no terceiro e último grupo da flexibilização da economia e segue sem previsão de liberação. 

Cenário oposto ao do Santa Cruz que, desde o dia 16 de junho, retornou os trabalhos com o elenco após a liberação do governo do estado e treina há mais de 20 dias. Já o River-PI, esperado em Salvador a partir do próximo domingo, vai contar com pouco menos de 10 dias para montar uma equipe praticamente do zero e jogar. 

“Cumprir tabela”

E o jogo tem pesos diferentes para os times. Isso porque o River já entra em campo na última rodada da fase de grupos sem chances matemáticas de classificação na Copa do Nordeste. A Cobra Coral, no entanto, segue na briga para garantir-se entre as quatro melhores equipes da chave e avançar às quartas. 

Aborrecido com o pouco tempo para treinar, o técnico do time piauiense, Flávio Araújo chegou a afirmar à reportagem do Globoesporte.com que o Galo Carijó deve acabar ‘cumprindo tabela no duelo’, avaliou como ‘terrível’ o momento para acontecer o duelo e admitiu que o River não vai ter condições de se preparar de maneira adequada. 

Para se classificar à segunda fase, o Santa Cruz precisa vencer o jogo e torcer por tropeços de Náutico, que joga contra o Bahia, ou Ceará, que enfrenta o CRB. Vale lembrar que, matematicamente, o Tricolor pode até terminar na primeira colocação do grupo. Para isso, além dos tropeços do Vovô e do Timbu, também terá que torcer por derrota do Vitória diante do Botafogo-PB e do Confiança para o Sport. Nesse caso, a Cobra Coral teria que tirar uma diferença de quatro gols para o time sergipano.

Elenco reformulado

Por último, o Santa Cruz também tem outro motivo que o faz sair - teoricamente - na frente do River: um elenco intacto, com pouquíssimas modificações. Um time que já se conhece. Durante a paralisação das atividades, o Tricolor do Arruda manteve todos os jogadores do plantel e contratou apenas um atleta dias antes da pausa nos campeonatos: o atacante paraguaio Derlis Alegre.  

Já o Galo passou por uma verdadeira limpa durante os pouco mais de três meses de quarentena. No total, 10 jogadores foram dispensados. Até a última semana, inclusive, o River estava sem técnico, mas anunciou a contratação do experiente Flávio Araújo, que vai treinar pela primeira vez a equipe nos próximos dias.