Sport

SÉRIE A

Mancini avalia derrota do América: 'Futebol burocrático demais'

Treinador reconheceu dificuldades de criação e baixo repertório ofensivo

postado em 19/07/2021 23:55

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

O técnico Vagner Mancini reconheceu que o América esteve abaixo em termos de desempenho na derrota por 1 a 0 para o Sport, nesta segunda-feira (19), no Independência, em Belo Horizonte. O treinador afirmou que, em determinados momentos, a equipe apresentou um futebol 'burocrático demais' e pouco agrediu o time visitante.

Em entrevista coletiva concedida após o confronto, Mancini fez uma análise completa do duelo. Em sua avaliação, o América não teve velocidade e pecou nas tomadas de decisão, mesmo com 64% de posse de bola.

"O América teve muitas dificuldades para criar, embora tenha jogado a maior parte do tempo no campo de ataque. Nós não criamos com naturalidade. As jogadas foram, na maioria das vezes, forçadas. Um futebol um pouco burocrático demais. Isso, de certa forma, atrapalhou, porque a velocidade do jogo depende muito da tomada de decisão, e nós não tivemos as melhores. Por isso, o América teve muita dificuldade ao longo do jogo. O Sport se propôs a se defender bem e não teve grandes dificuldades com isso, porque nós não tivemos a velocidade necessária para incomodar do jeito que nós queríamos", avaliou.

 

 


Erros defensivos


Nos últimos três jogos, o América sofreu em transições defensivas - momento após a perda da posse de bola. Seja por demora na recomposição ou por uma postura passiva diante do portador da bola, a equipe cedeu espaços e oportunidades aos adversários nesta fase do jogo.

Questionado pelo Superesportes sobre o tema, Mancini afirmou ter feito correção neste aspecto durante o intervalo. Em sua avaliação, o lance do gol de Paulinho Moccelin apresenta erros do América, mas também tem méritos do adversário.

"Eu vi dois tempos distintos. No primeiro tempo, a gente deu um pouco de espaço ao Sport. Eles finalizaram algumas bolas. Na segunda etapa, não. Nós corrigimos isso no vestiário. A equipe voltou mais compacta, esteve melhor posicionada, mas acabou tomando um gol de contra-ataque em dois erros, onde a bola estava no nosso pé e nós acabamos entregando ao Sport. Isso acabou sendo fatal", afirmou.

"O lance do gol é um lance que, quando você analisa, você começa a achar erros. Mas também tem o mérito do adversário, o chute do Moccelin. A finta, enfim. Não adianta, aqui, a gente só olhar para os erros. O América não fez um bom jogo. Ficou muito distante daquilo que eu quero e do que todos nós aqui dentro entendemos como ideal, mas, no momento onde éramos muito superiores, acabamos levando o gol. A nossa equipe estava forçando para sair vencedora e acabou, num lance de contra-ataque, levando o gol. Depois do gol, há o nervosismo natural. O Sport se encheu de brio", completou.
 
 

Manutenção dos três zagueiros


Nas redes sociais, houve muitas críticas de torcedores do América pela manutenção do sistema com três zagueiros. Diante do Sport, Mancini voltou a escalar trinca com Eduardo Bauermann, Ricardo Silva e Zé Vitor.

Questionado sobre a permanência do sistema até o fim da partida, o treinador 'desmistificou' a ideia de que jogar com três zagueiros priorize a consistência defensiva e explicou o porquê de enxergá-la como uma estratégia ofensiva de jogo.

"Muita gente enxerga o sistema de três zagueiros como um sistema defensivo. Ele não é. É um sistema ofensivo. A partir do momento que você defende com quatro, você tem um a mais do que quando defende com três. É exatamente para que o América tenha força com os dois alas - e não com laterais. O ala joga mais adiantado. Quando você prioriza manter a equipe com três zagueiros, eu quero exatamente vencer a partida. A partir do momento em que eu tiro um zagueiro e afasto os dois laterais, eu estou afastando meu time. Então, que fique bem claro que o plano tático é para que a gente tenha força ofensiva", explicou.

Projeção


Por fim, Vagner Mancini analisou pontos que carecem de evolução no América. Segundo o treinador, o principal problema encontrado pela equipe está relacionado às tomadas de decisão.

"Resumidamente, acho que o América tem que melhorar a tomada de decisão. Em alguns momentos, faltou um pouquinho de qualidade. Em outros, de tomada de decisão. Isso, ao longo do campeonato, a gente vai ver, não só no América, mas em todas as outras equipes. O mais importante é ter a cabeça fria, tentar rapidamente - através das semanas abertas de treinamento - corrigir aquilo que dá para ser corrigido no plano tático para que o atleta possa desenvolver aquilo que ele sabe", concluiu.

O próximo compromisso do Coelho na Série A será diante do Grêmio, às 17h do sábado (24). O confronto, válido pela 13ª rodada do Brasileirão, ocorrerá na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Tags: futebol mancini derrota sportpe americamg interiormg futnacional seriea burocratico