Sport

AMÉRICA

Europa, polêmicas e bons números: conheça os reforços do América para 2022

Coelho já anunciou cinco novos contratados para a disputa da Copa Libertadores

postado em 11/01/2022 18:40 / atualizado em 11/01/2022 18:55

(Foto: América/Divulgação)

Classificado para a Copa Libertadores desta temporada, o América vem passando por grandes reformulações em seu elenco. Apesar das saídas de nomes importantes, o Coelho acertou a chegada de cinco reforços. 

No "pacotão" de atletas já anunciados pela equipe alviverde estão os zagueiros Éder, Germán Conti e Gabriel Gomes, o meia-atacante Índio Ramirez e o atacante Everaldo. Entre apostas e jogadores com experiência internacional, o Superesportes coletou os números dos reforços do Coelho em 2021 e seus históricos profissionais. Confira os dados:

Germán Conti

 

Argentino, o zagueiro Germán Conti, de 27 anos, chega ao América por empréstimo com opção de compra até o fim de 2022. O atleta pertence ao Benfica, de Portugal, e estava emprestado na temporada passada ao Bahia.

Conti sempre foi considerado um jogador promissor no futebol sul-americano. Após temporadas de destaque no Colón, da Argentina, o defensor foi contratado pelo Benfica, em 2018. Sem muito brilho na equipe de Lisboa, o zagueiro passou por empréstimo no Atlas, do México, em 2020, até chegar ao Bahia, em 2021.

(Foto: Felipe Oliveira/Bahia)

Apesar do rebaixamento do Tricolor de Aço para a Segunda Divisão, Conti fez grande temporada, sendo um dos destaques defensivos da Série A. Em 28 partidas, o jogador teve a quarta melhor média de interceptações por jogo (2.1) na competição.

Confira os números de Germán Conti com a camisa do Bahia no Brasileirão de 2021:

Jogos: 28 (28 como titular)
Gols: 0
Assistências: 0
Jogos sem sofrer gols: 10
Interceptações p/ jogo: 2.1
Cortes p/jogo: 4.7
Disputas de bola vencidas: 4.1 (62%)
Nota média SofaScore: 6.91

Éder

 

O zagueiro Éder, de 26 anos, acertou em definitivo com o América até o fim de 2024. O jogador chega ao Coelho após grande temporada no Atlético-GO, no qual foi um dos pilares defensivos do time que brigou por vaga na Libertadores até a última rodada do Campeonato Brasileiro.

Revelado pelo Bahia, Éder passou por Novorizontino-SP, Sport e Athlético-PR até chegar ao Dragão, em 2020.

(Foto: Éder/Atlético-GO/Divulgação)

Marcado por não ser um zagueiro tão alto quanto os demais companheiros de posição, Éder, de 1,84m, tem como principal característica o bom posicionamento. Em suas 34 partidas na Série A, o defensor teve a quarta melhor média de cortes por jogo (4.7) na competição.

Confira os números de Éder com a camisa do Atlético-GO no Brasileirão de 2021:

Jogos: 34 (34 como titular)
Gols: 1
Assistências: 1
Jogos sem sofrer gols: 12
Interceptações p/ jogo: 0.9
Cortes p/jogo: 4.7
Disputas de bola vencidas: 2.9 (52%)
Nota média SofaScore: 6.88
 
 

Índio Ramírez


O meia-atacante colombiano Índio Ramírez chegou ao América por empréstimo até o fim de 2022. O jogador de 24 anos pertence ao Atlético Nacional, da Colômbia, e estava emprestado ao Bahia na temporada passada.

Anteriormente, o atleta passou por outros empréstimos: no Deportivo Pasto, em 2017, e no Leones, em 2018, ambos da Colômbia. Polêmico, antes de vir ao Tricolor de Aço, o meia teve desavenças com o técnico Juan Carlos Osorio no Atlético Nacional, por pedir mais minutos em campo publicamente.

Ramírez chegou ao Bahia no fim de 2020. Após rápida adaptação, o meia passou por outra polêmica. No mesmo ano, o volante Gérson, que atuava pelo Flamengo, acusou o colombiano de racismo em partida válida pela 26ª do Campeonato Brasileiro. O jogador do Tricolor de Aço negou as acusações. O caso foi arquivado pelo STJD (Sistema Tribunal de Justiça Desportiva) por falta de provas.

(Foto: Felipe Oliveira/Bahia)

Em 2021, Ramírez passou por duas lesões que o tiraram de boa parte da disputa do Brasileirão. Canhoto, o habilidoso armador fez apenas quatro partidas na competição, não marcando gol e nem dando assistência. Sua participação não foi o suficiente para ajudar o Bahia a escapar do rebaixamento.

Confira os números de Índio Ramírez com a camisa do Bahia nos Brasileirões de 2021 e 2020:

Jogos: 13 (9 como titular)
Gols: 3
Assistências: 1
Grandes chances criadas: 2
Passes decisivos: 0.6
Finalizações por jogo: 1.0
Dribles bem sucedidos: 4.1 (76%)
Nota média SofaScore: 6.74

Everaldo


Everaldo é um atacante pernambucano de 27 anos. Emprestado pelo Corinthians, o atleta assinou contrato com o América até dezembro de 2022. O vínculo prevê opção de compra. Na última temporada, o jogador defendeu as cores do Sport, também sob empréstimo. 

Com passagens pelo Boa Esporte e também por times de São Paulo (Mogi Mirim, São José dos Campos, São José, Velo Clube e São Bento) e Pernambuco (América e Serra Talhada), Everaldo deu o seu primeiro grande salto na carreira em 2018, quando chegou ao Fluminense para disputar sua primeira Série A. Ele permaneceu no Tricolor até 2019, quando se transferiu para o Corinthians. 

(Foto: Anderson Stevens / Sport Recife)

No Timão, atuou sem grande destaque até abril de 2021, quando foi emprestado ao Sport. Na última temporada o rápido atacante de beirada disputou 21 jogos pelo Leão, que acabou rebaixado no Brasileirão. Everaldo contribuiu com um gol e duas assistências na temporada.

Confira os números de Everaldo com a camisa do Sport no Brasileirão de 2021:

Jogos: 17 (14 como titular)
Gols: 0
Assistências: 2
Grandes chances criadas:3 
Passes decisivos: 0.8
Finalizações p/ jogo: 0.9
Dribles bem sucedidos: 0.9 (52%)
Nota média SofaScore: 6.89

*Todos os dados foram coletados no SofaScore
 
 

Outros reforços


O América também anunciou a chegada do zagueiro Gabriel Gomes, que estava no Inter de Minas. A contratação do jovem de 22 anos estava acertada desde novembro de 2021 e dependia apenas de pequenos detalhes para ser oficializada pelo Coelho.

Outro atleta que pode ser considerado como novo contratado é o zagueiro Lucas Kal. O jogador de 25 anos estava emprestado ao América pelo São Paulo até o fim do Campeonato Mineiro de 2022. O Coelho, antes mesmo de o contrato acabar, comprou em definitivo 60% dos direitos econômicos do atleta.
 
 

Tags: destaque sportpe americamg futnacional seriea atleticogo bahiaba mercadodabola