Sport

VIOLÊNCIA

Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão em sedes de torcidas organizadas

Facções organizadas de Sport e Santa Cruz foram alvo da Operação 'Abre Alas', realizada na manhã desta sexta-feira em quatro estabelecimentos no Recife

postado em 21/02/2020 08:33 / atualizado em 21/02/2020 11:20

(Foto: Divulgação/PCPE)
Três dias depois de a Justiça acatar o pedido do Ministério Público para extinguir as três principais torcidas organizadas do Estado - Jovem do Sport, Inferno Coral, do Santa Cruz, e Fanáutico -, a Polícia Civil realizou uma operação  para cumprir quatro mandados de busca e apreensão nas sedes das facções de Sport e Santa Cruz. Desencadeada na manhã desta sexta-feira, a operação foi nomeada de Abre Alas.

Embasando a operação, os mandados foram expedidos pelo juiz Gilvan Macêdo, da 4ª Vara Criminal da Capital, visando aprender uma série de objetos nas sedes das duas facções organizadas. Estiveram no radar da Polícia Civil, desde objetos que podem ser utilizados como armas, até bandeiras de grupos rivais, que são utilizadas como elementos para incitar o enfrentamento entre as facções. Também foram apreendidos fogos de artifício e documentos que possam ajudar na identificação de suspeitos da práticas criminosas.

De acordo com a Polícia Civil, as duas facções estão sendo investigadas pela prática de organização criminosa, sendo vistas como associadas a atos como roubos, agressões e tentativas de homicídio. Mais detalhes sobre o material recolhido na sede das organizadas deve ser comunicado ainda nesta manhã, na sede da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE), localizada no bairro de São José, região central do Recife, para onde o resultado da apreensão será encaminhado.

O delegado Joel Venâncio, diretor do CORE, relatou que a ação efetuou a captura de 'uma pequena quantidade' de cocaína, além de desmobilizar ataques que seriam realizados durante o período do Carnaval.