Sport

PARTIDAS

Governo pode autorizar volta dos jogos de futebol no estado; decisão sai nesta terça

Nova etapa da retomada das atividades, dentre elas jogos profissionais, será avaliada nos próximos dias pela SES-PE; FPF já enviou protocolo ao órgão

postado em 27/06/2020 17:00 / atualizado em 27/06/2020 17:23

(Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife )
Dando sequência ao planejamento de retomada gradual das atividades no estado, pode ser a vez do futebol voltar em Pernambuco. Em entrevista coletiva na última sexta-feira, a Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE) afirmou que o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus do órgão vai analisar nos próximos dois dias os números gerais da Covid-19 para poder autorizar ou não o reinício de alguns serviços, dentre eles a prática de partidas profissionais de futebol.

“A decisão será tomada após a decisão (observação) que vai ser feita dos indicadores após o fechamento da 26ª semana epidemiológica (encerrada neste sábado) e na avaliação que será feita nesta semana e na tendência das próximas semanas. Estaremos reunidos domingo e segunda-feira para a tomada dessa decisão”, disse André Longo, secretário de saúde de Pernambuco.

O gestor, no entanto, não deu maiores detalhes sobre a possível autorização ocorrer em todo o estado ou apenas em algumas regiões, como a Região Metropolitana do Recife (RMR), por exemplo, que vem apresentando quedas nos números da Covid-19, segundo o órgão. Vale lembrar, exemplificando, que enquanto a RMR tem retomado os serviços de forma paulatina, o agreste, mais especificamente Caruaru e Bezerros, voltou a sofrer restrições de convivência nas últimas semanas por causa do aumento de ocorrências.

As declarações de André Longo, inclusive, saíram no mesmo dia que a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) enviou um protocolo ao governo do estado garantindo o retorno seguro do Campeonato Estadual a partir do dia 5 de julho. Agora, segundo o presidente Evandro Carvalho, a entidade aguarda um aceno da SES-PE, que, de acordo com o mandatário, deve sair até quarta-feira.

O planejamento gradual da convivência em Pernambuco começou no início de junho, quando o governo divulgou 11 etapas para a retomada completa das atividades no estado, estipulando datas fixas em algumas delas, como a volta dos treinos, que ocorreu no dia 15 - para os clubes da capital e Retrô, enquanto no interior apenas Salgueiro e Afogados retornaram. Contudo, foi deixada em aberto uma previsão para as partidas profissionais dos clubes.
(Foto: Heudes Regis/SEI/Divulgação
)


A RMR tem seguido a risca o plano de retorno dos serviços, contando, inclusive, com algumas antecipações. Na última semana, aliás, foi a vez dos templos religiosos, shoppings, parques e praias serem reabertos, seguindo, claro, uma série de medidas preventivas ao coronavírus. Assim, pode haver uma tendência dos jogos também retornarem, contendo diretrizes restritivas e sem a presença de torcida.

Sobre o Campeonato Pernambucano, a competição foi interrompido faltando uma rodada para o término da primeira fase, que vai definir os componentes das quartas de final (3º ao 6º lugar). Vale lembrar que Santa Cruz e Salgueiro já asseguraram as vagas na semifinal, uma vez que na primeira e segunda posição, respectivamente, não podem mais ser ultrapassados. Na parte de baixo, os quatro últimos colocados disputam um quadrangular em turno único para definir os dois rebaixados. 

Jogos da última rodada
Decisão x Central
Salgueiro x Náutico
Sport x Santa Cruz 
Retrô x Petrolina
Afogados x Vitória