Sport

Sul-Americana

Por que a Federação Pernambucana quer evitar o clássico entre Náutico e Sport?

Presidente da entidade mantém mistério enquanto mandatário do Timbu não comenta assunto

postado em 27/07/2013 08:56 / atualizado em 27/07/2013 09:19

João de Andrade Neto /Esportes , Cassio Zirpoli /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Está ficando cada vez mais difícil entender os motivos que levaram o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, a tentar evitar o duelo entre Náutico e Sport pela Copa Sul-Americana. Não bastasse o desejo dos diretores dos dois clubes e da opinião pública para a realização da partida, que seria o primeiro clássico nordestino por uma competição internacional na história, ontem foi a vez do presidente rubro-negro, Luciano Bivar, também sair em defesa da realização do jogo. Enquanto isso, Evandro tenta se justificar. Mas deixa uma série de insinuações sobre a força dos bastidores para a possível mudança da tabela. Por sua vez, o presidente do Náutico, Paulo Wanderley, se cala.

Durante todo o dia de ontem, o Superesportes falou inúmeras vezes com o presidente da FPF para tentar compreender a decisão da entidade. E desde o início, Evandro deixou a entender que a decisão passa muito mais pela simples desculpa da possibilidade de o estado ter dois clubes na fase internacional do torneio. “Futebol é negócio. O jogo em si não é só um jogo. Envolvem negociações de patrocínios, de televisionamento e outras questões que não têm porque irem a público. E é natural que a imprensa e a opinião pública não tenham conhecimento de todos os aspectos. Se uma instituição tem que ser criticada, que seja a Federação. Nós servimos de vidraça”, afirmou, no início da tarde.

Em seguida, a reportagem ouviu os dirigentes máximos dos dois clubes. O presidente do Sport Luciano Bivar disse que a diretoria leonina “não irá mover uma palha para mudar o confronto” e avaliou a postura da FPF como um “contrassenso”. Já o mandatário alvirrubro, Paulo Wanderley, se pronunciou apenas por uma mensagem de texto, na qual disse: “Quando o jogo for confirmado, eu falo.” À noite, Evandro Carvalho foi ainda mais enigmático.

Inicialmente, o Superesportes quis saber se o pedido de mudança teria partido do Náutico, já que só o presidente timbu preferiu não se posicionar. “Avaliei dados e fatos e entendo que essa é a decisão correta. Existem coisas que eu posso falar e outras que eu não posso falar. Mas vamos admitir a possibilidade de cada clube ter tomado um lado. Houve empate e a Federação decide”.

Na sequência, Evandro foi questionado sobre qual seria a posição da FPF caso os presidentes dos dois clubes se mostrassem favoráveis ao clássico. “Seria a mesma. Pode parecer que isso vai de encontro ao interesse dos clubes, mas não vai. Há agravantes que não podem ser revelados”. Por fim, mais uma resposta evasiva. Teria havido interferência da televisão, do governo ou da Arena Pernambuco nessa postura da entidade? “Sem comentários.”