Sport

SPORT

Em tarde de reunião com "cardeais", Martorelli oficializa candidatura à presidência do Sport

Presidente em exercício, o advogado de 59 anos encabeçará a chapa da situação

postado em 17/11/2014 17:05 / atualizado em 17/11/2014 19:57

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press
Agora é oficial: João Humberto Martorelli é o candidato da situação do Sport para a presidência do clube no biênio 2015/2016. Após um almoço com algumas das principais lideranças do clube, no início da tarde desta segunda-feira, na Ilha do Retiro, o advogado de 59 anos confirmou a intenção de ficar à frente do Leão e disputará o pleito marcado para o dia 16 de dezembro. O atual vice-presidente de futebol, Arnaldo Barros, também foi confirmado como candidato à vice-presidência. A chapa ainda não tem nome. As inscrições para concorrer ao pleito se encerram no próximo dia 25 (terça-feira próxima).

Completando a chapa, o ex-presidente Jarbas Guimarães, de 81 anos, concorre à presidência do Conselho Deliberativo - ainda não há um nome para ser o vice. Estiveram presentes na reunião e declararam apoio à chapa da situação ainda ex-presidentes como Gustavo Dubeux, José Antônio Alves de Melo, Severino Otávio (Branquinho), Wanderson Lacerda e José Moura. Ainda estiveram presentes lideranças como Silvio Neto Baptista , Márcio Jatobá Guilherme Albuqueque, Aloíso Maluf e Fred Domingos.

“Ficamos muito felizes com este consenso dentro do grupo, mas ainda vamos ampliar, evidentemente, as consultas, pois o Sport tem outros grupos, sócios, outras lideranças que serão ouvidas”, afirmou Martorelli. Questionado sobre a possibilidade de bater chapa, o mandatário afirmou que acredita que, caso isso ocorra, será algo saudável para o clube. “Não tenho preocupação em evitar bate-chapa. Será uma disputa legítima e importante para o clube. É uma forma de manifestação e reividicações. Eleição é um momento importante para e colocação pontos de pontos de vista em prol clube. Tenho certeza que se houver serão chapas de rubro-negros autênticos e interessados no bem do clube”, pontuou.

Até o presente momento, não há oficialmente uma chapa de oposição. Apesar disso, é sabido que outros ex-presidentes, como é o caso de Milton Bivar e Homero Lacerda, cada um com seus pares, vêm se reunindo sistematicamente com outras lideranças e podem vir a lançar suas respectivas chapas - encabeçando-as ou não.

Histórico
João Martorelli assumiu a presidência do Sport quando o então presidente, Luciano Bivar, pediu licença do cargo em dezembro de 2013 para se dedicar à sua candidatura à Deputado Federal. Posteriormente, Bivar viria a ser derrotado nas urnas, porém abdicou do retorno à Presidência do Leão mantendo assim, Martorelli no cargo.

À frente do Sport, João Martorelli conquistou o título da Copa do Nordeste e o do Campeonato Pernambucano - conquista que não vinha desde 2010. Foi o responsável pela efetivação do técnico Eduardo Baptista ao cargo. Além disso, ainda no futebol, está muito perto de conseguir a manutenção do time na Série A do Brasileirão. Mesmo que deixe o clube, a equipe já tem uma base com 60% do elenco pronta para 2015.

Fora das quatro linhas, concluiu um projeto de gestões anteriores e zerou as dívidas trabalhistas do clube. Trouxe, em maio, de volta um patrocinador master de força: A Caixa Econômica Federal. Na missão em dar seguimento no projeto da Arena Sport, porém, esbarrou no entrave financeiro com a Engevix - empresa que seria a parceira para viabilizar a contrução do empreendimento - e não conseguiu sucesso. Este ponto acabou gerando mal-estar com Luciano Bivar, que lhe teceu críticas públicas.