Sport

SPORT

Cancelado, Nordestão sub-20 tira Sport da disputa do Brasileiro da categoria

Clube foi obrigado a descartar competição nacional em virtude de conflito de datas

postado em 10/12/2014 11:12 / atualizado em 10/12/2014 12:11

Pedro Galindo /Especial para o Diario

Julio Jacobina/DP/D.A Press
Desde a última sexta-feira (5), está acontecendo o Campeonato Brasileiro sub-20. A competição tem a participação de 20 clubes, divididos em quatro grupos, e vai até o dia 20 de dezembro, quando será disputada a grande final. Inicialmente, disputariam o torneio todas as equipes da Série A, mas o Sport terminou sendo a exceção e ficou de fora, sendo substituído pela Portuguesa.

Essa ausência parece contraditória para um clube que vem se propondo a valorizar a base e dar experiência e rodagem aos seus jovens talentos. O volante Neto Moura, uma das apostas da base do Sport, estaria na disputa por exemplo. Mas tudo não passou de uma opção da diretoria rubro-negra por disputar a Copa do Nordeste sub-20 em detrimento da competição nacional.  O problema é que o torneio regional foi cancelado quatro dias antes de seu início. E assim, o Leão terminou ficando de fora das duas competições.

O supervisor da base leonina, Genivaldo Cerqueira, explicou a situação do clube em relação aos dois torneios. Segundo ele, o Sport foi surpreendido com o cancelamento do Nordestão. “O Sport optou por participar da Copa do Nordeste e as datas eram as mesmas. Já que o time vai para São Paulo no dia 2 de janeiro até o dia 25 (dispuar a Copa São Paulo), então o Sport optou pela Copa do Nordeste para avaliar os jovens valores do Nordeste, fazer captação. Só que na semana de começar o Nordestão, a FPF informou que não havia captado recurso para isso”, afirmou.

De fato, os clubes só foram avisados de que o Nordestão seria cancelado quatro dias antes da data prevista para o início da competição. A CBF emitiu uma nota oficial explicando o cancelamento. Segundo a entidade, os clubes não enviaram as listas com os jogadores que seriam inscritos. Além disso, ela atribuiu a suspensão do torneio à impossibilidade de aplicação do programa Todos Com a Nota, que seria responsável por receitas fundamentais para a sua realização.

Indefinição
A dificuldade financeira foi confirmada pelo presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho. O mandatário creditou esses problemas à demora na definição do regulamento da competição. “Não houve tempo hábil para a gente formatar o plano financeiro, fechar contrato, porque só saiu em outubro o regulamento. Não é possível fazer uma competição sem o regulamento geral, sem calendário”, declarou o presidente, que se recusou a comentar ao Superesportes sobre o porquê da suspensão do programa para o torneio.

O coordenador do Todos Com a Nota, Gustavo Aguiar, confirmou que o problema realmente foi um atraso geral, de todos os envolvidos. “Todo mundo demorou”, contou. Ele disse que foi procurado pela FPF ainda no primeiro semestre, e que a competição estava incluída no orçamento. Só que a demora para a realização de uma nova reunião mais conclusiva terminou complicando a situação. Aguiar antecipou, no entanto, que, se as definições forem tomadas mais rapidamente em 2015, a Copa do Nordeste sub-20 poderá contar com o programa.

“A gente tinha tido uma conversa com o Governo para a implantação do Todos com a Nota na Copa do Nordeste sub-20. A Federação tinha procurado a gente meses atrás para ter o benefício. O Governo analisou e a gente tinha colocado a competição no planejamento, só que final de ano está sendo muito complicado a nível de orçamento. E quando a FPF veio conversar com a gente de novo, a gente não conseguiu arrumar orçamento. As coisas chegaram em cima da competição, e o Governo não teve tempo hábil para viabilizar recursos. Mas já se deixou aberto à possibilidade de no ano que vem, com antecedência, apoiar”, afirmou.