Sport

PE2015

Sport protocola pedido para enfrentar Náutico na Arena Pernambuco e FPF tende a acatar

Decisão da mudança do local do jogo cabe ao presidente da entidade, que já se colocou a favor

postado em 20/01/2015 19:01 / atualizado em 20/01/2015 20:15

João de Andrade Neto /Superesportes

Paulo Paiva/DP/DA Press
A diretoria do Sport protocolou nessa terça-feira, junto à Federação Pernambucana de Futebol, a intenção de transferir quatro jogos do Estadual para a Arena Pernambuco, sendo o primeiro deles o duelo contra o Náutico, pela 2ª rodada do segundo turno. Agora, a definição se a partida poderá ou não acontecer no estádio está nas mãos do presidente da entidade, Evandro Carvalho. Vale lembrar que, inicialmente, a FPF se colocou contra a realização do clássico na Arena por considerar uma "inversão de mando de campo", já que o Náutico manda todas as suas partidas na Arena Pernambuco desde 2013. Porém, aos poucos, essa visão vem sendo derrubada.

A reportagem do Superesportes tentou insistentemente o contato por telefone com o presidente Evandro Carvalho, sem sucesso. No entanto, em entrevistas a outros veículos de imprensa, o mandatário da FPF já afirmou não entender uma "inversão de mando" na realização do Clássico dos Clássicos na Arena Pernambuco, com mando do Sport.

Por sua vez, o 1º secretário e vice-presidente da FPF, João Caixero de Vasconcelos, que na segunda-feira havia enfatizado que a partida não poderia ser realizada no estádio, se mostrou nesta terça-feira mais flexivel à ideia.

"Como a Arena Pernambuco é um campo neutro e dentro desse contexto existe um acordo para que os clubes mandem alguns dos seus jogos lá, essa questão mudou. Além disso, o Sport pode mudar a indicação do seu mando e passar a indicar a Arena. Mas é um assunto que será analisado pela presidência, que poderá aceitar a mudança, desde que não haja prejuízo a terceiros", destacou Caixero.

Representante do Sport na FPF, e responsável por protocolar o pedido de mudança do mando, o dirigente Fred Domingos optou pela cautela ao tratar do assunto. "A Arena Pernambuco é um estádio público, assim como o Maracanã. O Náutico não é o dono. Mas dentro do regulamento do Pernambucano, é o mandante. Da mesma forma que o mando do Sport é a Ilha, mas nada impede que ele puxe seus jogos para Caruaru, por exemplo. Mas há tempo para se analisar tudo isso com calma e tomar uma decisão que tenha respaldo jurídico. Para que futuramente, nenhum clube que se sinta prejudicado entre na Justiça para paralisar o campeonato", destacou.

Vale lembrar que pelo estatuto do torcedor, a Federação tem até o dia 28 (10 dias antes do jogo) para realizar qualquer alteração no local do clássico. Já o presidente do Náutico, Glauber Vasconcelos, não se colocou contra a mudança.