Sport

SPORT

Presidente do Sport diz que comissão estuda pedir punição "no bolso do árbitro" em 2016

De acordo com Martorelli, Comissão Nacional de Clubes tem o pensamento de solicitar uma "auditoria externa" da arbitragem nacional e punições financeiras

postado em 14/12/2015 16:01 / atualizado em 14/12/2015 19:13

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP
O presidente do Sport, João Humberto Martorelli, reuniu a imprensa em um restaurante do Recife para fazer um balanço do ano rubro-negro. Após tratar como positiva a campanha do clube na Série A e reafirmar a saúde financeira leonina, o mandatário voltou a tecer críticas sobre a arbitragem brasileira. Tratando o Leão como um dos clubes mais prejudicados durante o último Brasileiro, Martorelli ressaltou que a Comissão Nacional de Clubes estuda pedir que os árbitros passem a ser punidos financeiramente pelos seus erros a partir de 2016.

"Existe uma comissão a qual o Sport participa. Ela é formada por Atlético-MG, Flamengo, Fluminense, Atlético-PR, Grêmio, Atlético-GO, Asa de Arapiraca... Essa comissão foi instalada com plenos poderes para estabelecer as regras do Campeonato Brasileiro. Entre elas, está se pensando em uma reformulação completa da arbitragem. A proposta é que a arbitragem seja submetida a uma auditoria externa. Nós teríamos uma comissão que verificaria os erros e teria maior punição para os árbitros", afirmou Martorelli.

Em uma opinião particular mais contundente, o presidente rubro-negro chegou a defender, inclusive, que os árbitros sofram penalidade no bolso. "Acho que devia mexer no bolso. Se errar, entra com indenização para ele pagar. O Sport sofreu muito e perdeu muitos pontos. A arbitragem manchou o resultado do campeonato. Talvez não tenha alterado o primeiro lugar, mas em relação ao restante houve uma grande alteração", queixou-se.

Martorelli citou os erros contra o Sport ao longo da Série A. Contra o Santos (em dois jogos), Chapecoense, Atlético-PR (nos dois jogos), Cruzeiro e Corinthians, dentre outros. Firme na sua posição, o presidente espera que haja mudanças "substanciais" para a próxima temporada.

"Não digo que ele (o árbitro) é bandido ou ladrão, mas que houve erros significativos. Os clubes estão debruçados sobre isso e vai haver uma mudança substancial na arbitragem. Esperamos que isso aconteça porque se não acontecer vai tirando o interesse dos torcedores", pontuou.