Sport

SPORT

Com base em alta, Sport inicia temporada com três pratas da casa brigando por titularidade

Neto Moura, Ronaldo e Everton Felipe fazem parte do leque de opções de Falcão

postado em 18/01/2016 11:51 / atualizado em 19/01/2016 12:43

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP - Joao Velozo/ ESp. DP - Williams Aguiar/Sport
O técnico Paulo Roberto Falcão começa para valer nesta semana as experiências para definir o time titular do Sport. Observações que serão realizadas sobretudo em posições ainda em aberto, no meio de campo e no ataque. Testes que poderão abrir espaço para que alguns pratas da casa possam começar, pela primeira vez na carreira, uma temporada no time titular. Dos jovens valores que hoje integram o elenco profissional rubro-negro, três jogadores têm chances reais de se encaixar na equipe principal.

Neto Moura, 19 anos, Ronaldo, 21, e Everton Felipe, 18, não são novatos, apesar da idade. O primeiro, lançado pelo técnico Eduardo Baptista, em 2014, sai na frente pela versatilidade. Terceiro homem de meio de campo, pode também ser utilizado como volante. É ventilado como um eventual substituto, pelo menos para começar 2016, do meia Diego Souza - que deixou o clube para ir para o Fluminense.

De promessa, Neto passou a ser realidade e já acumula 48 partidas como profissional do Leão. E vem em evolução.
Em 2014, fez 14 jogos (sendo 13 pelo Brasileiro e apenas um como titular). Ano passado, entrou em campo 34 vezes e foi titular em 18 oportunidades. Somente pelo Brasileiro, fez 22 jogos (11 como titular). Oscilou entre bons e maus momentos, situação comum para um jovem valor, mas em nenhum momento deixou de apresentar o potencial e a habilidade que o tornam hoje um potencial titular do Sport.

Ronaldo

Dentre todos os pratas da casa do Leão, o volante Ronaldo foi o que melhor aproveitou a temporada 2015. Nesse ponto, conta a experiência. O atleta já vai para o quarto ano consecutivo integrado ao elenco profissional. E vem aproveitando bem as oportunidades para evoluir. Este ano, luta para se encaixar no time na lacuna deixada em aberta por Wendel. Disputa posição com Serginho e Luiz Antônio - embora tenha sido mais bem aproveitado na posição do intocável Rithely. O jovem valor entrou muito bem sempre que acionado na Série A.

Reprodução/Instagram Everton Felipe
Ronaldo foi titular nas vitórias contra o Grêmio (1 a 0) e Atlético-MG (4 a 1), quando fez a sua melhor partida da temporada. Ele jogou seis partidas na Série A e 17 na temporada (sendo 11 como titular). Animado, ele projetou, ainda no fim do ano passado, um 2016 ainda melhor. “Acho que o ano que vem será em evolução porque sempre trabalho, busco evoluir no dia a dia e espero que 2016 possa começar do mesmo jeito que terminou este ano”, disse na sua última entrevista coletiva.

Everton Felipe

Retornando ao clube que o formou para o futebol, o meio-campista Everton Felipe volta mais experiente. Após duas temporadas nas divisões de base do Internacional, o atleta chegou a ser integrado na reta final do última Brasileiro ao elenco profissional gaúcho. Acabou se machucando e não teve oportunidades. Lá, ganhou sete quilos de massa mascular, foi capitão do sub-17, conquistou títulos regionais. Em 2015, foi campeão do torneio Fallerhof (Sub-20), na Alemanha, e artilheiro do Evonik Ruhr Cup Sub-19, com oito gols - o clube foi terceiro colocado.

No Leão, vem recebendo a confiança do técnico Paulo Roberto Falcão - que já colheu boas informações do Internacional (clube que é ídolo e tem "trânsito livre") sobre Everton. O meia é uma das opções para ocupar a lacuna de Diego Souza. Com o contrato recentemente estendido até 2020, deverá ganhar oportunidades ao longo da temporada. Pelo Leão, Everton disputou oito jogos, sendo deles como titular, ainda em 2014, com 16 anos.

Copa São Paulo Júnior
Em 2016, o Sport vem fazendo história na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Está classificado para as quartas de final da competição, onde enfrentará o Cruzeiro. Os frutos da boa campanha também poderão ser aproveitados por Falcão. O meio-campista Fábio é o principal destaque da equipe, com quatro gols e atuações que vem chamando atenção de todo o país. O atacante Vinícius Bala é mais um que vem ganhando destaque.
Reprodução/SporTV