Sport

SPORT

Falcão revela conversa com Durval antes do clássico: "Se perder, não saia de casa na segunda"

Para treinador rubro-negro, discurso ajudou a motivar seus atletas. Comandante também elogiou estreia do meia Gabriel Xavier, que entrou no time direto como titular

postado em 21/02/2016 21:01 / atualizado em 21/02/2016 21:05

João de Andrade Neto /Superesportes

Peu Ricardo/Esp. DP
A preleção do técnico Paulo Roberto Falcão antes do jogo contra o Santa Cruz foi diferente das que costuma fazer. Por se tratar de um clássico, o treinador não tocou em temas normalmente presentes em suas palestras. Principalmente àqueles relacionados aos aspectos emocionais. O peso da partida falaria por si só. Para ilustrar esse pensamento, Falcão apenas repetiu aos atletas a conversa que teve com o zagueiro Durval, na véspera. Queria saber a importância do clássico, já que nunca havia disputado um em Pernambuco. Ouviu do capitão uma recomendação: “se perder não saia de casa no dia seguinte”. Nesta segunda-feira, Falcão poderá aproveitar normalmente sua caminhada na praia.

“Apenas disse aos atletas que não iria falar tudo aquilo o que eu falo normalmente. De procurar jogar com alegria, seriedade e imposição. A motivação do jogo já fala por sí. Apenas repetir o que o Durval havia me dito. Como ele já jogou várias vezes esse clássico, queria saber a importância desse jogo e ele me disse o time perdesse, na segunda ninguém poderia sair na rua. Esse é o comprometimento que eu queria ouvir. E falei para eles que eu gostaria de poder ir para a minha praia na segunda”, revelou o treinador, que também elogiou a atuação da sua equipe. Para ele, a vitória foi merecida.

“Foi um jogo difícil como a gente esperava. Mas merecíamos um resultado diferente já no primeiro tempo (desceu para o vestiário perdendo por 1 a 0). No segundo tempo neutralizamos eles e criamos situações que nos levaram a vitória”, destacou. “Sempre é importante ganhar. Mas gosto de ganhar jogando bem. Como treinador não posso achar que quando se ganha está tudo certo e quando se perde está tudo errado. Assim, eu não estaria sendo profissional e sim passional. Hoje foi um jogo de muita consistência”, analisou.

Gabriel Xavier
O treinador rubro-negro também explicou a opção pela estreia do meia Gabriel Xavier, que foi para a partida com apenas um treino com a equipe. O comandante leonino elogiou a postura do novato, principalmente após mudar o seu posicionamento em campo, invertendo o lado com Lenis ainda no primeiro tempo.

“No começo do jogo ele vinha recebendo uma marcação individual do camisa 5 do Santa Cruz (Lucas Gomes) então troquei ele de lado. Com isso, a marcação não veio mais. O Gabriel é um jogador que pode jogar pela direita, pela esquerda ou pelo meio. Lógico que estava desentrosado, mas cumpriu tudo aquilo que nos pedimos. É um atleta de aproximação, que poderia deixar o Túlio na cara do gol e também tem jogadas individuais. É um jogador que vai nos ajudar muito ainda”, finalizou.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/02/21/1487/20160221175733661525e.jpg', 'id_content': 3250985L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/sport/2016/02/21/galeria_sport,1487/fotos-confira-em-imagens-o-classico-entre-sport-e-santa-cruz-pelo-pe2016.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Confira em imagens o cl\xe1ssico entre Sport e Santa Cruz pelo PE2016', 'id_pk': 1487L, 'id_conteudo': 3250985L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Confira em imagens o cl\xe1ssico entre Sport e Santa Cruz pelo PE2016', 'id_treeapp': 56, 'descricao_destaque': 'Na Ilha do Retiro, equipes duelam pela primeira vez na temporada no ano em que o confronto celebra seu centen\xe1rio', 'schema': 'foto_12711703576'}