Sport

SPORT

Falcão diz que Sport merecia classificação, usa velhas desculpas e não vê temporada ruim

Defendendo o trabalho, técnico diz que, "é preciso observar além da desclassificação"

postado em 17/04/2016 20:00 / atualizado em 18/04/2016 10:23

João de Andrade Neto /Superesportes

Ricardo Fernandes/DP
A partida deste domingo contra o Campinense foi 21ª do Sport na temporada. Porém, pelas desculpas usadas pelo técnico Paulo Roberto Falcão para justificar a eliminação na Copa do Nordeste, parece que o rubro-negro deixou o estádio Amigão, em Campina Grande, após a sua primeira atuação em 2016. Mais uma vez reclamando de falta de tempo para treinamentos, da lesão de alguns jogadores e da falta de entrosamento de um elenco formado este ano, o treinador se negou a aceitar a má atuação da equipe diante dos paraibanos (ou demonstrado ao longo da temporada). Ao ponto de afirmar que o mais justo seria o Leão ter alcançado à decisão após a somatória dos dois jogos.

"Estamos entre os melhores aproveitamentos do Brasil, mesmo não jogando como eu gostaria. Se fosse só um porque seria tudo muito fácil, mas tudo o que eu falar agora vai parecer desculpa. Os dois meses sem jogar do Mark, hoje não tínhamos o Rithely e o Durval... Somando os dois jogos nós merecíamos passar. No jogo da Ilha, desperdiçamos no mínimo seis oportunidades claras de gol. Hoje, a nossa proposta era de controlar o meio de campo, usando a velocidade do Lenis e do Mark. Mas não fizemos um bom jogo tecnicamente", afirmou Falcão.

"É muito fácil analisar diante de uma desclassificação. O nosso time ainda está em formação. Fizemos 13 contratações e isso não é matemática. Tem time que demora meses para se encaixar. Não é tão simples assim. Não concordo com as críticas que recebemos no primeiro jogo na Ilha. Criamos seis chances claras de gol contra apenas uma do adversário. E na minha visão, o importante é criar. Podemos até errar nas finalizações, mas a minha preocupação seria maior se não estivéssemos criando nada", completou.

Falcão também explicou a lista dos cobradores dos pênaltis, segundo ele baseada no aproveitamento dos treinos. No jogo, Renê, Jhonathan Goiano e Luiz Antônio perderam as suas cobranças. A lista que contava ainda com Diego Souza (converteu) e Samuel Xavier (não chegou a bater) foi feita a partir do aproveitamento nos treinos. "Bateram aqueles que tiveram melhor aproveitamento no treino do sábado. Eles erraram, como todo mundo erra. Coloquei o Magrão porque historicamente ele é pegador de pênalti e falei que se não errássemos passaríamos para a decisão, porque ele defenderia pelo menos um. Foi o que aconteceu. Mas erramos três dos quatro. Ai fica difícil."

Por fim, Falcão voltou a se mostrar contrariado com relação às criticas recebidas ao seu trabalho. "No futebol, de um modo geral, quem ganha tem razão. Não concordo com isso. Temos que ter um pouquinho mais de discernimento e enxergar além da desclassificação. Do contrário, não vamos sair do lugar." A torcida do Sport espera a mesma coisa do técnico.