Sport

SPORT

Com 23 contratações no ano, Leão "encerra" ciclo com esperança em estreias e gringos criticados

Aberto apenas para oportunidades pontuais, clube conviveu com críticas por escolhas

postado em 21/07/2016 08:40 / atualizado em 21/07/2016 08:55

Brenno Costa /Diario de Pernambuco

Brenno Costa/DP
O ciclo chegou ao fim. Se não houver oportunidades pontuais no mercado, o elenco do Sport está montado para mergulhar até o último jogo da temporada com as disputas do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana. Com o lateral direito Apodi, o volante Paulo Roberto e o atacante Luis Carlos Ruiz - os últimos três reforços - já presentes no Recife, o clube realizou 23 contratações na temporada. Alguns já foram dispensados, outros estão sem espaço e cinco carregam, hoje, a condição de titular.

Neste ano, o Sport adquiriu um condição financeira mais forte após negociar os direitos de transmissão em todas as plataformas com a Rede Globo até 2024. O clube recebeu uma “luva”, valor pago como comissão, para fechar o acordo. Com dinheiro em caixa, tentou driblar o mercado efervescente dentro do país após perder os destaques da última temporada. A alternativa encontrada foi o mercado sul-americano.

Assim, apostou em cinco peças estrangeiras. É o limite, por regulamento, para ter atletas de fora do país em campo. Até agora, contudo, nenhum vingou de fato. Obviamente, o atacante Ruiz não pode ser avaliado porque sequer estreou. Feita a exceção, o balanço do estrangeiros ainda é negativo.

Mark González e Henríquez sofrem com lesões. Rodney Wallace chegou a engatar uma sequência de quatro jogos improvisado como lateral, mas também sofreu uma lesão muscular. Para finalizar, Reinaldo Lenis veio do Argentinos Juniors como a contratação mais cara da história de Pernambuco. O Leão da Ilha depositou R$ 3,16 milhões, que, após começar o ano como titular, passou a ser reserva e já vem sendo alvo de vaias por parte da torcida, insatisfeita com o rendimento do atacante.

Sem ver as principais apostas vingarem e apenas com Diego Souza como grande destaque, o clube encerrou o primeiro ciclo de contratações com o aval do então técnico Falcão sem títulos e pressionado. Com a demissão do treinador, o Rubro-negro iniciou uma nova reformulação. Trouxe Oswaldo de Oliveira e, após encontrar clara dificuldade no mercado tentando repatriar antigos destaques como André e Marlone, fechou o último pacote de reforços esta semana. Espera, agora, dar um novo rumo no ano e respirar no Brasileirão.

Cobranças ao executivo de futebol
Neste cenário, uma pessoa ficou evidência. Após chegar em dezembro do ano passado, o executivo de futebol, André Zanotta, esteve à frente dos contatos diretos para trazer os atletas e sofreu com muitas críticas com a demora para trazer reforços. Ele, contudo, defende-se e faz questão de frisar que não é uma peça isolada na engrenagem do clube.

“Isso é muito confundido por vocês da imprensa e a torcida. Parece que as contratações partem de uma pessoa só. Obviamente, isso não acontece em nenhum clube. Você não tem uma cabeça para determinar qual jogador. São grupos de pessoas que analisam e discutem a parte tática e técnica de cada jogador”, disse.

Contratações do Sport em 2016


Titulares

Henríquez (zagueiro)*
Serginho (volante)
Diego Souza (meia)
Gabriel Xavier (meia)*
Rogério (atacante)
Edmílson (atacante)
* até se machucar

Estão na reserva

Agenor (goleiro)
Luis Gustavo (zagueiro)
Ronaldo Alves (zagueiro)
Mansur (lateral esquerdo)
Clayton (meia)
Mark González (meia)
Rodney Wallace (meia)
Lenis (atacante)
Túlio de Melo (atacante)
Vinícius Araújo (atacante)

Foram dispensados

Christianno (lateral esquerdo)
Johnathan Goiano (atacante)

Foi afastado do elenco

Maicon (lateral direito)

Liberado (para o Bahia)

Luiz Antônio (volante)

Ainda não estrearam

Apodi (lateral direito)
Paulo Roberto (volante)
Luis Carlos Ruiz (atacante)