Sport

SPORT

Para permanecer na Série A, basta ao Sport manter o atual aproveitamento de pontos

Caso repita os atuais 39,8% de aproveitamento nas últimas sete rodadas, Leão chegará a 45 pontos, margem considerada segura pelos matemáticos

postado em 18/10/2016 08:30 / atualizado em 18/10/2016 09:26



Peu Ricardo/DP
O triunfo obtido contra o Vitória, no último domingo, deu ao Sport um fôlego a mais na luta contra o rebaixamento. E não apenas por ter colocado dois pontos de diferença para a zona de rebaixamento, que agora é aberta pelo próprio time baiano. Somando 37 pontos e a sete rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, a matemática prova que a missão da equipe pernambucana está longe de ser impossível. Isso porque, para ficar na elite, basta ao Leão manter o atual aproveitamento.

Com 21 pontos ainda a serem disputados, caso mantenha os atuais 39,8% de rendimento, o Sport somará até a 38ª rodada mais oito pontos. Somados aos 37 atuais, o time chegaria a 45, margem considerada segura contra o rebaixamento pelos principais sites de projeção matemática do país. De acordo com departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, por exemplo, com essa pontuação, o risco de uma equipe cair para a Série B é de 9,1%. Já o Chance de Gol calcula uma possibilidade ainda menor de descenso com 45 pontos. No caso, apenas 5%.

Vale lembrar que nas sete rodadas finais, o Sport ainda fará mais três jogos como mandante, diante de Ponte Preta, Cruzeiro e Figueirense. Fora, enfrenta o líder Palmeiras, no próximo domingo, além de Grêmio, Atlético-PR e o lanterna América-MG. Como mandante, o aproveitamento do Leão neste Brasileiro é de 60,4%. Já como visitante, o rendimento rubro-negro despenca para míseros 17,8%, o quinto pior da competição, atrás apenas do Atlético-PR, Figueirense, Santa Cruz e América-MG. Os três últimos, donos das três últimas posições do Brasileiro.

Os jogos restantes do Sport no Brasileiro

Em casa
Ponte Preta (27/10)
Cruzeiro (16/11)
Figueirense (4/12)

Fora
Palmeiras (domingo)
Grêmio (6/11)
Atlético-PR (20/11)
América-MG (27/11)