Sport

SPORT

Sport anuncia parceria com empresa para avaliar modernização do estádio da Ilha do Retiro

"Ernst and Young" deve elaborar relatório para apontar melhorias no campo leonino

postado em 14/11/2016 13:49 / atualizado em 14/11/2016 15:20

Paulo Paiva/DP
 

Após o rompimento do contrato com a Engevix, empreiteira que seria responsável pela construção da Arena do Sport, o clube pernambucano optou por trabalhar no sentido de viabilizar reformas na Ilha do Retiro, com o intuito de possibilitar a modernização almejada do estádio. Seguindo esse objetivo, o presidente João Humberto Martorelli firmou contrato com uma empresa que presta serviços de auditoria, elisão fiscal, consultoria e transações corporativas, a EY (Ernst and Young), para realizar um estudo de viabilidade e reformulação do Adelmar da Costa Carvalho. De acordo com a assessoria do clube, o grupo já iniciou a reunião de dados necessários para realizar as primeiras análises do cenário. A expectativa é de que a empresa possa indicar os caminhos mais eficazes, bem como possibilidades sustentáveis de negócios para que a meta seja alcançada de maneira mais segura.

Em entrevista ao site oficial do clube, o presidente Martorelli ressaltou que o planejamento rubro-negro não pode se manter estagnado. Destacou, no entanto, que a pedida é por tomar cada passo com toda a precaução necessária. “Não podemos descartar esse sonho e nem ficar parados, mas é preciso agir com cautela para valorizar nosso patrimônio e não gerar prejuízos”, esclareceu o presidente Martorelli, justificando a realização do estudo.

Vale lembrar que, desde sua capacidade máxima oficial de 32.983 torcedores, estabelecida em 2013, a Ilha do Retiro perdeu 5.548 lugares devido à recomendação do Corpo de Bombeiros emitida em 2015. Diante disso, no final de setembro deste ano, junto ao Ministério Público de Pernambuco e ao Corpo de Bombeiros Militar (CBM-PE), o clube firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para implantar ações de curto, médio e longo prazo a fim de cumprir uma série de orientações técnicas apontadas pelo CBM-PE.

As mudanças têm por objetivo promover melhorias estruturais no estádio, dotando-o de acessibilidade e segurança para os torcedores. Caso as exigências sejam cumpridas no prazo e passem nas vistorias, a Ilha do Retiro poderá restabelecer sua capacidade máxima, tornando a acomodar os mesmos 32.983 torcedores de três anos atrás.

Capacidade da Ilha do Retiro atualmente (27.435 assentos)
Arquibancada frontal – 6.529
Arquibancada sede – 4.952
Sociais – 3.500
Cadeira central – 5.181
Cadeira ampliação – 2.050
Assento especial – 2.076
Camarotes/conselho – 812
Arquibancada do placar (visitante) – 2.335

Termos de Ajustamento de Conduta, em 27/09/2016
1) Compra de lixeiras (para os boxes de venda) e sanitários (15 dias)
2) Impermeabilização de lajes, retirada de infiltrações, manutenção da infraestrutura elétrica e de armaduras aparentes (7 meses).
3) Vagas de estacionamento para idosos e deficientes (15 dias)
4) Mais espaço na arquibancada a deficientes, nova sinalização e melhora nas rampas de acesso para cadeirantes (14 meses)
5) Melhorar o sistema de combate a incêndio e pânico (24 meses)