Sport

SPORT

Sport tropeça no lanterna América-MG e decisão do rebaixamento fica para a última rodada

Em mais uma partida muito fraca, Leão não conseguiu superar o já rebaixado Coelho; chegou a sofrer a virada e só arrancou o empate quando ficou com um a mais

postado em 26/11/2016 21:00 / atualizado em 26/11/2016 22:39

Rodrigo Clemente/EM/DA Press
O torcedor do Sport precisará vestir a camisa do Cruzeiro neste domingo caso não queira sofrer na última rodada da Série A. Na penúltima chance para conseguir escapar matematicamente do rebaixamento dependendo apenas das suas forças, o Leão voltou a tropeçar nas próprias pernas. Jogando mal, sofreu a virada do América-MG e  arrancou o empate apenas quando ficou na vantagem numérica com a expulsão de um atleta do já rebaixado adversário. Foi o terceiro jogo seguido sem vitória do time comandado pelo técnico Daniel Paulista. Os gols leoninos foram marcados por Rodney Wallace e Ronaldo Alves, enquanto o Coelho marcou com Danilo e Michael.

Para evitar o drama até o último suspiro, os rubro-negros precisam de um tropeço do Internacional com o Cruzeiro, neste domingo, no estádio Beira-Rio. Se o Colorado vencer, levará a decisão para a rodada derradeira do Brasileirão. O resultado pode obrigar o Sport a vencer o Figueirense no domingo da semana que vem, na Ilha do Retiro, para evitar a queda.

O jogo
O Sport não engoliu o América-MG. Não teve o pleno domínio de posse de bola, nem construiu grandes chances de gols no primeiro tempo. Porém, fez o simples. E o suficiente para construir uma vantagem mínima no primeiro tempo sobre o América-MG. Bastou um único lance de lucidez para envolver o lanterna da competição. Aos 11 minutos, Renê roubou a bola e deu ótimo passe para Rodney Wallace invadir a área e, com frieza, concluir na saída do goleiro João Ricardo para abrir o placar.

Era a tranquilidade que o time precisava para conduzir a partida sem grandes sustos. Algo que não se configurava provável nos primeiros minutos. Aos 2, Osman recebeu ótimo lançamento de Leandro Guerreiro, driblou Matheus Ferraz e acertou o travessão. O jogo seguiu aberto para os dois lados, em partida movimentada, porém repleta de erros de passes de ambos os lados. Tecnicamente superior, o Leão conseguia ser levemente melhor sobretudo quando colocava a bola no chão. Nada que fizesse o time merecer ampliar o marcador.

Segundo tempo
O panorama da partida não mudou muito para início do segundo tempo. Jogo morno. O Leão, sem muita inspiração, parecia satisfeito com a vantagem mínima. Ritmo lento, que custou caro. Aos 7 minutos, Osman avançou pela direita e cruzou com perfeição para o ex-rubro-negro Danilo subir mais alto que Samuel Xavier e testar com força para as redes. Igualdade no placar que fez o técnico Daniel Paulista realizar duas alterações de uma só vez. Saíram Ruiz e Apodi, ineficientes durante todo o jogo, para as entradas de Vinícius Araújo e Everton Felipe.

As mudanças fizeram o jogo ganhar em velocidade e a partida ficou aberta para os dois lados. Aos 16, Vinícius Araújo chegou a marcar para o Leão após cruzamento de Diego Souza, mas a arbitragem assinalou impedimento na origem da jogada. Dois minutos depois, a virada americana. Danilo cobrou escanteio, Roger escorou e Michael cabeceou praticamente debaixo da barra: 2 a 1.

As esperanças do Leão em voltar a igualar o jogo tornou aos 22 minutos. Rodney empurrou Makton, que revidou agredindo o rubro-negro e foi expulso. Mesmo com um a mais, o Sport quase sofre mais um gol na jogada seguinte: Michel recebeu dentro da área, girou e mandou nas redes pelo lado de fora. A resposta leonina foi imediata, com Diego Souza e Samuel Xavier perdendo a chance do empate na mesma jogada. A partir daí, a pressão foi total do Sport.

Aos 29, Ronaldo chutou de fora da área e João Ricardo fez grande jogada. Em seguida, o volante deixou o campo para a entrada do meia Gabriel Xavier. O Sport foi para o tudo ou nada. Todo ataque, o Leão deixava espaço na defesa. Danilo quase faz o segundo não fosse grande defesa de Magrão aos 32. Dois minutos depois, o empate do Leão. Diego Souza cobrou falta na cabeça de Ronaldo Alves, que marcou seu primeiro gol pelo clube. O time tentou imprimir uma pressão final, mas errou muito e não conseguiu evitar o tropeço.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/11/26/1779/20161126205910792226o.jpg', 'id_content': 3345759L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/sport/2016/11/26/galeria_sport,1779/fotos-america-mg-2-x-2-sport.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Am\xe9rica-MG 2 x 2 Sport', 'samesite': True, 'id_pk': 1779L, 'id_conteudo': 3345759L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Am\xe9rica-MG 2 x 2 Sport', 'id_treeapp': 56, 'descricao_destaque': 'Em confronto decisivo contra o rebaixamento, precisando somente de uma vit\xf3ria para garantir a perman\xeancia na S\xe9rie A, o Sport empatou com o Am\xe9rica-MG em 2 a 2 no Independ\xeancia', 'schema': 'foto_12711703576'}

Ficha do jogo
América-MG 2
João Ricardo; Christian Sávio, Messias (Maktom), Roger e Ernandes; Leandro Guerreiro, Juninho, Danilo (Gilson), Tony; Osman e Michael. Técnico: Enderson Moreira.

Sport 2
Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Ronaldo Alves e Renê; Rithely, Ronaldo (Gabriel Xavier), Apodi (Everton Felipe), Diego Souza e Rodney Wallace; Ruiz (Vinícius Araújo). Técnico: Daniel Paulista

Estádio: Independência (Belo Horizonte). Árbitro: João Batista de Arruda (RJ). Assistentes: Rodrigo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Dibert Pedrosa Moises (RJ). Gols: Rodney Wallace (11 min do 1°T) e Ronaldo Alves (34 min do 2ºT) (SPT); Danilo (7 min do 2ºT) e Michael (18 min do 2ºT) (AME). Cartões amarelos: Vinícius Araújo, Matheus Ferraz, Rodney Wallace (SPT); Ernandes (AME). Cartão vermelho: Maktom (22 min do 2ºT).